A auditoria realizada pela Prefeitura de Porto Velho no Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município (Ipam) resultou em mudanças nos processos internos da instituição e fortaleceu o controle sobre cirurgias, medicamentos e procedimentos de alta complexidade destinados aos mais de 21 mil beneficiários do instituto.
O trabalho de fiscalização teve início nas primeiras semanas de 2025 e analisou contratos e procedimentos executados entre os anos de 2021 e 2024. Durante a apuração, foram identificadas inconsistências que apontaram a necessidade de aperfeiçoar os mecanismos de controle e acompanhamento dos serviços.
Entre as situações encontradas pelos auditores estava o registro de uma paciente vinculada, em mais de uma oportunidade, a procedimentos de retirada de útero, informação considerada incompatível com a realidade médica. O caso reforçou a necessidade de ampliar a fiscalização sobre autorizações, solicitações e pagamentos realizados pelo instituto.
A partir das constatações, o Ipam implantou novas medidas de controle para monitorar procedimentos de maior complexidade e impacto financeiro. Desde então, pedidos de cirurgias, medicamentos de alto custo, órteses, próteses e materiais especiais passaram a ser submetidos a análises mais rigorosas.
Segundo a administração municipal, a iniciativa busca assegurar que os recursos públicos sejam utilizados de forma eficiente, garantindo maior agilidade no atendimento de pacientes que realmente necessitam dos serviços, ao mesmo tempo em que preserva o patrimônio dos servidores municipais.
A presidente do Ipam, Claudinéia Bortolete, afirmou que as informações levantadas pela auditoria permitiram reforçar o controle dos recursos destinados aos atendimentos de maior complexidade.
> "Com os dados apontados pela auditoria, tornou-se possível realizar um trabalho de controle rigoroso para garantir que o recurso chegue onde é realmente necessário, como UTI e Oncologia. Isso melhora o serviço e garante austeridade em nossas contas", destacou.
O prefeito Léo Moraes afirmou que a auditoria foi fundamental para corrigir distorções, modernizar os processos internos e ampliar a transparência da gestão do instituto.
> "A realidade do Ipam é outra em comparação ao que encontramos no início da gestão. Hoje os beneficiários contam com um instituto moderno, que mantém suas contas em dia e tem no bom atendimento a sua principal missão. Grande parte dessa transformação foi possível graças às informações levantadas durante a auditoria, que apontaram exatamente o que precisava ser corrigido e aperfeiçoado", declarou.
De acordo com a Prefeitura, os avanços já refletem na prestação dos serviços. Áreas como UTI, oncologia, cardiologia e outros procedimentos de alta complexidade registraram melhorias ao longo do último ano, ampliando a qualidade da assistência oferecida aos beneficiários.
Com a adoção de novos mecanismos de fiscalização e controle, o Ipam inicia uma nova fase administrativa voltada à sustentabilidade financeira, à transparência na aplicação dos recursos públicos e ao fortalecimento da qualidade dos serviços prestados aos servidores municipais e seus dependentes.
Portal SGC