O Arraiá do Bera 2026 tem proporcionado mais do que uma programação repleta de atrações culturais. Realizado no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho, o evento vem reforçando a valorização do patrimônio histórico da capital e aproximando a população de um dos locais mais simbólicos da cidade.
Promovida pela Prefeitura de Porto Velho, a festa começou na última quinta-feira (25) e segue até domingo (28), reunindo apresentações de quadrilhas juninas, bois-bumbás, grupos folclóricos e atrações musicais em um cenário que marcou o surgimento da capital rondoniense.
Durante muitos anos, o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré esteve associado ao abandono, à falta de investimentos e à sensação de insegurança. Com a revitalização do espaço e a nova gestão coordenada pela Prefeitura, o local voltou a receber visitantes e passou a integrar novamente a rotina dos moradores como um ambiente voltado ao turismo, à cultura e ao lazer.
O Arraiá do Bera simboliza essa transformação. Além de oferecer uma extensa programação cultural, o evento permite que milhares de pessoas tenham acesso a uma área que tradicionalmente permanece com circulação restrita por questões de preservação e segurança. Durante a festa, os visitantes podem caminhar pelo complexo, conhecer sua arquitetura centenária e vivenciar de perto um dos maiores patrimônios históricos de Rondônia.
Para o prefeito Léo Moraes, abrir o espaço à população representa uma forma de fortalecer o sentimento de pertencimento e preservar a memória da cidade.
> "Uma cidade que conhece e preserva sua história constrói um futuro muito mais forte. Abrir esse espaço para que as famílias possam viver momentos de lazer, cultura e tradição é uma forma de aproximar cada cidadão das suas origens. Queremos que os porto-velhenses sintam orgulho da sua história e entendam que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré não é apenas um monumento, mas um patrimônio vivo, que pertence à população."
Além de incentivar a cultura popular, o Arraiá do Bera também impulsiona a economia criativa e evidencia uma nova fase para um dos principais cartões-postais de Rondônia. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Porto Velho em devolver à população espaços históricos que, durante anos, permaneceram subutilizados, transformando o complexo em um ambiente de convivência, turismo, lazer e valorização da identidade porto-velhense.
Portal SGC