Segundo a Anvisa, a nova norma mantém os cuidados sanitários essenciais para garantir a qualidade e a segurança dos exames de análises clínicas
(Cristino Martins / O Liberal)
Em uma recente resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovada em maio e com efeito a partir desta terça-feira (1º), farmácias brasileiras ganham permissão para realizar uma variedade de exames de análises clínicas. A autorização se aplica a estabelecimentos de saúde classificados como laboratórios e serviços que conduzem atividades relacionadas a esses exames, como farmácias e consultórios de saúde particulares, também chamados de "consultórios isolados".
A Anvisa explica que a atualização da norma considera o avanço tecnológico dos exames, e também revisa a regulação para o funcionamento de laboratórios e postos de coleta. Em uma declaração oficial, a agência enfatiza que a nova norma mantém os cuidados sanitários essenciais para garantir a qualidade e a segurança dos exames de análises clínicas, alinhados com os princípios constitucionais que respaldam a atividade econômica e a inovação no país.
"A nova norma preserva os cuidados sanitários imprescindíveis à qualidade e à segurança dos exames de análises clínicas, de forma alinhada, ainda, a princípios constitucionais que amparam a atividade econômica e a inovação no país", informou a agência, em nota.
Até o momento, a Anvisa permitia que as farmácias realizassem apenas dois tipos de exames clínicos: testes de covid-19 e glicemia.
O Liberal