Saúde

Laboratório Municipal de Porto Velho será inaugurado nesta sexta-feira, 18

LAM terá capacidade para realizar até 8 mil exames diários a partir das coletas feitas nas unidades de saúde


Imagem de Capa

Laboratório Municipal de Porto Velho será inaugurado nesta sexta-feira, 18

Portal SGC

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), inaugura nesta sexta-feira (18) o Laboratório Municipal (LAM), um importante marco para a saúde pública da cidade. Com um investimento de R$ 3,1 milhões, incluindo R$ 2,5 milhões em emendas parlamentares do ex-senador Acir Gurgacz, o laboratório promete transformar o atendimento laboratorial no município, agilizando o processamento de exames e reduzindo o tempo de espera dos pacientes.

O LAM, localizado no bairro Embratel, possui mais de 3 mil metros quadrados de área total e 850,77 metros quadrados de área construída. A nova estrutura comporta 28 ambientes, distribuídos entre dois pisos, e tem capacidade para abrigar 50 servidores, que realizarão as análises de amostras coletadas em unidades de saúde de toda a cidade, incluindo zonas urbanas e rurais.

Capacidade ampliada para exames laboratoriais

Com a inauguração do LAM, a rede municipal de saúde espera aumentar a eficiência no processamento de exames laboratoriais, que já atinge uma média de 80 mil por mês. Em 2023, foram realizados mais de 1 milhão de exames, enquanto, de janeiro a setembro de 2024, já foram contabilizados 752 mil exames. O LAM centralizará as análises, melhorando significativamente a agilidade na entrega de resultados.

Os exames realizados abrangem diversas áreas da saúde, como hematologia, bioquímica, imunologia, hormônios, urinálise e testagem de tuberculose. Ao todo, são oferecidos 127 tipos de exames, incluindo hemograma, testes de HIV, PSA, glicose, hormônios e muitos outros.

Infraestrutura moderna e integração com outros serviços de saúde

Embora o LAM não seja um serviço de "porta aberta" para atendimento direto ao público, ele desempenhará um papel fundamental ao processar amostras coletadas nas unidades de saúde municipais. O projeto do laboratório foi desenvolvido com foco na acessibilidade e integração, respeitando as normativas de um laboratório de saúde pública e garantindo eficiência operacional.

O LAM faz parte de um complexo de saúde maior na região, que inclui a Maternidade Municipal, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o Centro de Referência da Mulher, o Centro Integrado Materno Infantil e, futuramente, o Hospital Municipal.

Essa nova infraestrutura representa um avanço significativo para a saúde pública de Porto Velho, garantindo maior qualidade e rapidez na realização de exames, essencial para o diagnóstico e tratamento de diversas doenças.

Portal SGC

Qual sua maior preocupação em relação à seca no rio Madeira nos próximos meses?

Mais lidas de Saúde
Últimas notícias de Saúde