Saúde

Provável surto de vírus Marburg mata 8 pessoas na Tanzânia, diz OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aguarda os resultados de testes de duas vítimas para a confirmação do surto de Marburg na Tanzânia


Imagem de Capa

Provável surto de vírus Marburg mata 8 pessoas na Tanzânia, diz OMS

Reprodução

PUBLICIDADE

Oito pessoas morreram na Tanzânia vítimas de um provável surto do vírus Marburg, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nessa terça-feira (14/1).

As vítimas moravam no noroeste do país. Elas apresentaram sintomas como dor de cabeça, febre alta, dor nas costas, fraqueza muscular, vômito com sangue, diarreia e sangramento externo.

Pessoas que tiveram contato com os oito pacientes nos últimos dias, incluindo parentes e profissionais de saúde, foram identificadas e estão sendo monitoradas.

A OMS aguarda os resultados de testes de duas vítimas para a confirmação do surto. As amostras foram enviadas ao laboratório nacional da Tanzânia. Os casos ocorrem apenas algumas semanas após um importante surto da doença ter sido declarado encerrado no país vizinho, Ruanda.

Vírus Marburg

O Marburg pertence à mesma família de patógenos do vírus Ebola e faz parte de lista de vírus e bactérias com potencial pandêmico. A transmissão ocorre principalmente por meio do contato com fluidos corporais de pessoas infectadas, como sangue, saliva e suor.

Sintomas da infecção por Marburg

A infecção costuma causar dores musculares, cólicas abdominais, diarreia e vômitos com sangue. Os sintomas geralmente aparecem de forma abrupta. A doença provocada pelo vírus Marburg é altamente virulenta e a taxa de mortalidade alcança 88%.


Metrópoles

Qual sua maior preocupação em relação à seca no rio Madeira nos próximos meses?

Mais lidas de Saúde
Últimas notícias de Saúde