Foto: Divulgação/Marinha
A Marinha do Brasil iniciou uma série de atendimentos médicos e odontológicos em comunidades ribeirinhas do Rio Madeira, por meio do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) "Soares de Meirelles". A operação começou nesta semana, com ações realizadas nos dias 7 e 8 de abril na comunidade de São Carlos, localizada em área afetada pela cheia do rio.
Em parceria com o Ministério da Saúde, a Marinha deve permanecer por aproximadamente 20 dias na região, com previsão de atendimento a cerca de dez comunidades ribeirinhas. Nos dois primeiros dias de operação, aproximadamente 100 pessoas foram atendidas. Foram realizados procedimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, além de exames laboratoriais e intervenções cirúrgicas. Cerca de 4 mil medicamentos e 100 kits odontológicos foram distribuídos.
O navio conta com estrutura completa para atendimento, incluindo consultórios, laboratório de análises clínicas, sala de estabilização para casos urgentes, enfermaria, sala de vacina, farmácia e equipamentos para exames de imagem como raio-x e mamografia. A equipe é formada por médicos, dentistas, farmacêuticos, técnicos de enfermagem e radiologia.
Além dos atendimentos diretos, a comissão realiza palestras educativas, ações de vigilância epidemiológica, combate a endemias e atua em casos de emergência na região. A presença do navio ocorre em um momento de cheia no Rio Madeira, o que tem exigido da Marinha o reforço nas ações de monitoramento dos rios e apoio às comunidades afetadas.
A instituição segue em contato com órgãos públicos para atender as demandas relacionadas às variações do nível dos rios da Amazônia Ocidental e reforçar a segurança da navegação e o acesso a serviços essenciais.
Portal SGC