Saúde

SGC TV: Porto Velho reduz fila de espera por cirurgias ginecológicas com convênio hospitalar

Parceria entre prefeitura e Hospital Santa Marcelina acelera procedimentos e devolve qualidade de vida a pacientes que aguardavam há anos


Imagem de Capa

Foto: Reprodução/Portal SGC/Redetv!RO

PUBLICIDADE

A espera por cirurgias ginecológicas em Porto Velho está chegando ao fim para dezenas de mulheres. Um convênio entre a Prefeitura e o Hospital Santa Marcelina está reduzindo a fila de espera e proporcionando alívio a pacientes que sofriam com dores crônicas e anos de espera por tratamento.

Entre as beneficiadas está Vilma Maria, que conviveu com dores por mais de dez anos e chegou a desistir do procedimento devido aos custos e ao longo tempo de espera. "Finalmente vou poder viver de novo", relata.

Cláudia Brandão, cuidadora hospitalar, aguardava há dois anos por uma histerectomia. Para ela, a cirurgia representa mais do que um procedimento médico: "É a chance de recomeçar sem desconforto". Já Juliana Fernandes esperava há dois anos e meio a retirada de um cisto no ovário. Com a marcação da cirurgia, ela enxerga um futuro com mais saúde: "Estou feliz, sei que tudo vai melhorar".

Como funciona o encaminhamento

O secretário municipal de Saúde, Jaime Gazola, explica que o encaminhamento para as cirurgias é feito exclusivamente por meio da regulação, iniciada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). "O paciente é avaliado e direcionado conforme a prioridade clínica", afirma.

A gerente técnica do Santa Marcelina, Crislaine de Sousa, destaca que a parceria tem um propósito social claro: "Nosso objetivo é atender quem mais precisa, garantindo acesso a procedimentos essenciais na área de ginecologia".

Natália Figueiredo - Portal SGC

Mais lidas de Saúde
Últimas notícias de Saúde