Foto: Reprodução/Portal SGC/Redetv!RO
O Hospital Santa Marcelina, em Porto Velho, foi selecionado para sediar uma etapa do Mutirão Nacional de Cirurgias de Hérnia. O projeto é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Hérnia (SBH) e tem como objetivo beneficiar dezenas de pacientes que dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) e acumulam anos na fila de espera por um procedimento considerado simples, mas que impacta profundamente a qualidade de vida.
A cirurgia de hérnia, quando realizada, significa para muitos a volta a uma vida normal, sem dores e limitações. A parceria entre a sociedade de especialistas e o hospital é apontada como fundamental para o sucesso da ação, unindo o conhecimento técnico de ponta dos médicos voluntários com a estrutura hospitalar que já atende a população.
Um dos pacientes beneficiados pelo mutirão é o senhor Onildo Pereira. Ele conversou com a reportagem logo após sair da sala de cirurgia, após uma longa espera pela intervenção médica.
Segundo o cronograma do mutirão, o alívio vivenciado por Onildo deve ser compartilhado por outros pacientes até o início do mês de outubro.
Natália Figueiredo - Portal SGC