Saúde

SGC TV: Anvisa proíbe substâncias tóxicas em esmaltes em gel e produtos para unhas

Medida visa proteger a saúde de consumidores e profissionais; empresas têm 90 dias para se adequarem


Imagem de Capa

FreePik/Reprodução

PUBLICIDADE

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a utilização de duas substâncias consideradas perigosas em produtos usados para fazer unhas ou esmaltação em gel, que necessitam de exposição à luz ultravioleta ou LED.

O objetivo da decisão é proteger a saúde das pessoas que utilizam esses produtos e, principalmente, dos profissionais que trabalham com eles diariamente. Segundo a agência, a substância DMPT pode causar câncer em humanos, enquanto o TPO é tóxico para o sistema reprodutivo e pode prejudicar a fertilidade.

Com a medida, o Brasil se alinha aos padrões de segurança da União Europeia, que também baniu recentemente esses ingredientes. A proibição impede que produtos considerados inseguros em outros países sejam comercializados no mercado brasileiro e se aplica a qualquer produto cosmético que contenha as substâncias.

No comércio, as empresas e estabelecimentos terão um prazo de 90 dias para parar de vender ou utilizar os produtos que já estão no mercado. Após esse período, todos os registros e notificações desses itens junto à Anvisa serão cancelados.

Samara Santos - Portal SGC

Mais lidas de Saúde
Últimas notícias de Saúde