Portal SGC
Você sabia que a escolha dos alimentos no supermercado pode ser uma poderosa aliada no combate ao estresse e à ansiedade? A ciência agora comprova: a chave para entender como a comida altera nosso humor pode estar no intestino. É lá que se concentram 90% dos receptores de serotonina, o neurotransmissor do bem-estar.
De acordo com a nutricionista Rebeca Oliveira, a saúde intestinal é um dos pilares da saúde mental. "Noventa por cento da serotonina é produzida no intestino. Então, a gente precisa ter um intestino saudável para que a gente tenha uma boa produção de serotonina", explica a especialista.
Mas quais nutrientes são os mais importantes para o nosso humor? Rebeca Oliveira destaca os que mais atuam no sistema nervoso central: vitaminas do complexo B, minerais como o magnésio, fibras e o ômega 3.
A nutricionista cita exemplos de alimentos benéficos:
A especialista ressalta, no entanto, que a dieta é apenas uma peça do quebra-cabeça. "Normalmente, a gente tem que ter um conjunto de fatores. Quanto mais a gente consegue ter uma alimentação adequada, praticar atividade física, ter uma boa noite de sono, tudo isso vai ajudar na produção dos neurotransmissores de uma forma adequada", afirma Rebeca.
A mensagem que fica é que cuidar da mente também passa pelo prato. Pequenas mudanças na alimentação, combinadas com um estilo de vida saudável, podem ser um remédio natural e poderoso para os desafios do dia a dia.
Natália Figueiredo - Portal SGC