Saúde

O hábito esquecido que faz bem para a saúde emocional e do cérebro

Para estimular a saúde emocional e cerebral, basta resgatar uma prática simples e tradicional: a escrita


Imagem de Capa

Imagem ilustrativa

Instagram Facebook Youtube Twitter

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS
PUBLICIDADE

Existem muitas maneiras de fortalecer a saúde do cérebro e o equilíbrio emocional, e a atividade física é uma delas. Desta vez, porém, o benefício vem sem esforço físico. Pelo contrário: quase não exige movimento.

Um hábito que vem sendo cada vez mais abandonado com o avanço da tecnologia merece voltar ao centro da atenção. Para estimular a saúde emocional e cerebral, basta resgatar uma prática simples e tradicional: a escrita.

Mas não qualquer escrita. Digitar no celular ou no computador não traz os mesmos efeitos. O que faz a diferença é o contato com o papel e a caneta. Ou, mais precisamente, os benefícios da escrita à mão.

Especialistas ouvidos pela Psychology Today destacam que os ganhos vão muito além da melhora da caligrafia. Escrever manualmente ativa processos cognitivos e emocionais que não são estimulados da mesma forma no meio digital.

Benefícios emocionais da escrita à mão

De acordo com psicólogos, escrever à mão, em vez de digitar, aprofunda o processamento das informações e contribui para a saúde emocional de diversas maneiras. A prática permite registrar experiências de forma mais pessoal e detalhada, ajuda a resgatar memórias e favorece a sensação de reviver momentos importantes. Também estimula a autenticidade e facilita a organização de pensamentos, reflexões e ideias.

Benefícios cerebrais da escrita à mão

Embora seja mais lenta do que a escrita digital, a prática diária da escrita manual pode ajudar a combater o declínio cognitivo. O hábito estimula a coordenação motora, ativa diferentes áreas do cérebro e contribui para a manutenção da destreza mental.

Especialistas afirmam ainda que a caligrafia regular pode melhorar a estrutura e o funcionamento do cérebro. Além disso, registrar experiências no papel facilita o resgate dessas memórias no futuro. Ao reler textos escritos à mão, o cérebro é estimulado a reativar lembranças, fortalecendo a memória.

Como retomar o hábito de escrever à mão

Algumas estratégias simples podem ajudar a trazer a escrita manual de volta ao dia a dia:

  • Fazer listas de compras no papel
  • Substituir o bloco de notas do celular por um caderno
  • Manter um diário
  • Praticar journaling regularmente
  • Usar uma agenda de papel

Se a escrita à mão estava ficando de lado, este pode ser um bom momento para resgatá-la e também incentivar esse hábito entre as crianças. Além de ser uma habilidade fundamental, os benefícios para a saúde emocional e cerebral são evidentes.

Notícias ao Minuto


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Saúde veja mais
Últimas notícias de Saúde veja mais