Saúde

O que é mpox? Infectologista explica como reconhecer os sintomas

A mpox é uma doença viral que exige atenção para ser reconhecida logo aos primeiros sinais. Cuidados simples ajudam a evitar o contágio


Imagem de Capa

Marina Demidiuk/ Getty Images

Instagram Facebook Youtube Twitter

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS
PUBLICIDADE

A mpox é uma doença viral que voltou a chamar atenção das autoridades de saúde em 2026. Embora a maioria dos casos registados este ano evolua de forma leve, reconhecer os sintomas e entender como ocorre a transmissão é fundamental para evitar a disseminação do vírus.

Causada pelo vírus MPXV, da família dos Orthopoxvirus, a mpox pode afetar pessoas de qualquer idade. A infecção costuma começar com sintomas semelhantes aos de outras infecções virais (como febre, dor de cabeça e muscular). Depois, surgem as lesões cutâneas, com as feridas características na pele.

Sintomas da mpox

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Cansaço ou fraqueza;
  • Ínguas (gânglios inchados, especialmente no pescoço, axilas ou virilha);
  • Erupções ou lesões na pele (bolhas, feridas ou crostas).

As lesões podem surgir no rosto, nas mãos, nos pés, na região genital ou em outras partes do corpo. Elas evoluem ao longo de dias, formando crostas antes da cicatrização. Os sintomas costumam durar entre duas e quatro semanas.

Transmissão e prevenção

A transmissão pode ocorrer por meio do contato prolongado com as lesões ocasionadas pela varíola. "Nas relações sexuais, a gente entende que esse contato pele com pele é maior, por conta da fricção. A transmissão também depende do comportamento sexual da pessoa, quantidade de parceiros e uso de preservativo ou não", explica a infectologista Ana Helena Germoglio.

A transmissão também pode ocorrer por compartilhamento de objetos contaminados, como roupas, toalhas ou roupas de cama e por contato próximo e contínuo, especialmente em ambientes fechados.

Segundo o infectologista Victor Bertollo, do Hospital Anchieta, o vírus não se espalha com a mesma facilidade que doenças respiratórias comuns, como a Covid-19, mas em caso de suspeita, o indivíduo deve inicias o isolamento imediatamente.

"Se a pessoa tem sintomas sugestivos, mas ainda não possui o diagnóstico, deve se isolar. Mesmo que o resultado do teste PCR seja negativo, recomendo o isolamento e a repetição do exame alguns dias depois", orienta o médico.

A prevenção envolve medidas simples, mas eficazes, como evitar contato direto com lesões de pessoas infectadas, não compartilhar objetos de uso pessoal, lavar as mãos com frequência e procurar atendimento médico ao apresentar sintomas.

Vale a pena reforçar que pessoas com suspeita da doença devem evitar contato próximo até avaliação médica. A mpox não é uma doença nova e ainda circula no Brasil. O surgimento de novas variantes reforça a importância da vigilância.

A identificação precoce dos sintomas e a adoção de medidas de prevenção são as principais formas de interromper a cadeia de transmissão. Informação clara, atenção aos sinais do corpo e cuidados básicos continuam sendo as ferramentas mais eficazes para proteger a saúde individual e coletiva.

Metropoles


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Saúde veja mais
Últimas notícias de Saúde veja mais