Hoje é Dia: datas, fatos e feriados de abril de 2025
Fabio Rodrigues-Pozzebom
O mês de abril de 2025 tem dois feriados marcados em datas próximas. Durante a Semana Santa (que será de 13 a 20 de abril), o dia 18 é a Sexta-Feira da Paixão. Considerada feriado pelo Ministério da Gestão e Inovação, a data é celebrada por cristãos do mundo todo e foi explicada nesta matéria da Radioagência Nacional de 2016.
O outro feriado de abril de 2025 será um dia depois das celebrações da Páscoa: é o Dia de Tiradentes, em 21 de abril. A data é uma homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, um dos principais nomes da Inconfidência Mineira, movimento contra a Coroa Portuguesa no século XVIII. A história de Tiradentes, que foi enforcado em 21 de abril de 1792 e se tornou um símbolo da luta pela liberdade no Brasil, foi contada em 2019 pelo Na Trilha da História.
Para além do "feriadão" do terceiro fim de semana do mês, abril tem outras datas que remetem a questões importantes na sociedade. O dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Inserido no chamado Abril Azul (campanha mundial voltada para a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista), a data foi instituída na ONU em 2007 e foi tema de um especial da Agência Brasil e Radioagência Nacional no ano passado.
O dia 19 de abril é o Dia dos Povos Indígenas. Criada em 1943 como Dia do Índio e rebatizada em 2022, a data reforça a luta dos povos originários por seus direitos, preservação de suas terras e reconhecimento da sua importância na formação do Brasil e foi tema de reportagens na Agência Brasil e Radioagência Nacional em 2023.
Memória de figuras marcantes
O mês de abril também nos ajuda a alimentar a memória de diversas figuras históricas no Brasil e no mundo. No dia 2, a morte de Karol Wojtyła, o papa João Paulo II, completa 20 anos. O falecimento pôs fim a uma era de 27 anos na Igreja Católica e suscitou a realização do conclave que escolheu Bento XVI como o novo Papa. Em 2014, João Paulo II foi canonizado pelo Vaticano (episódio contado pelo História Hoje, da Radioagência Nacional, em 2021).
No dia 10 de abril, completam-se 40 anos da morte da poetisa e contista Cora Coralina. Considerada uma das maiores escritoras do Brasil, ela teve a biografia contada no De Lá Pra Cá em 2009.
Outra morte impactante também completa 40 anos em abril. É a do então presidente eleito do Brasil Tancredo Neves. Primeiro governante eleito no pós-Ditadura, ele morreu em 21 de abril de 1985. A morte gerou grande comoção nacional e fez com que José Sarney tomasse posse como presidente do país. O episódio foi contado em 2015 pelo Repórter Brasil.
Eventos históricos
Abril ainda reserva a memória de dois eventos históricos. No dia 21, completam-se 65 anos da inauguração de Brasília. O nascimento da nova capital, projetada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer para modernizar a administração pública e integrar o país, foi contada pelo Repórter Brasil em 2023.
No dia 30 de abril, o fim da Guerra do Vietnã completa 50 anos. Em 2019, o Na Trilha da História, da Rádio Nacional lembrou um pouco dos horrores da guerra.
*As datas são selecionadas pela equipe de pesquisadores do Projeto Efemérides, da Gerência de Acervo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que traz temas relacionados à cultura, história, ciência e personalidades, sempre ressaltando marcos nacionais e regionais. A Gerência de Acervo também atende aos pedidos de pesquisa do público externo. Basta enviar um e-mail para [email protected].
Agência Brasil