Entretenimento

Miss Universo 2025: misses se retiram em apoio ao México após crise histórica; veja o vídeo

Confusão na Tailândia também levou a atual Miss Universo a se retirar do concurso; entenda a polêmica ocorrida nesta terça-feira (4)


Imagem de Capa

Miss Universo 2025: misses se retiram em apoio ao México após crise histórica; veja o vídeo

Reprodução | Miss Universe México

PUBLICIDADE

A cerimônia de entrega das faixas do Miss Universo 2025, realizada nesta terça-feira (4), terminou em uma confusão histórica. Fatima Bosch, do México, alegou ter sido desrespeitada por Nawat Itsaragrisil, dono da franquia na Tailândia e do Miss Grand International (MGI) - também um dos maiores concursos de beleza do mundo. Após a confusão, ela se retirou do local, juntamente com outras candidatas e a Miss Universo 2024, Victoria Kjær Theilvig.

Eliezer Junior, especialista em concursos de beleza, disse nunca ter visto "nada igual" no Miss Universo nestes mais de 40 anos que acompanha a competição.

Segundo ele, a confusão teria tido início após a Miss México não concordar em gravar vídeo para divulgar um jantar, que não faz parte da programação oficial do concurso, promovido por Nawat. Este evento, inclusive, levou o Miss Universo, assim como o presidente Raul Rocha, a se manifestarem.

"A Organização deseja deixar absolutamente claro que esta atividade não é autorizada. Qualquer atividade independente ou de terceiros que utilize o nome, o logotipo, as marcas ou o branding relacionado ao Miss Universo sem autorização prévia por escrito, é considerada uma violação dos direitos de propriedade intelectual e da integridade da marca", destacou o Miss Universo.

Após a negativa, Nawat teria se exaltado com a mexicana, que se retirou do local ganhando apoio de outras misses e admiradores do concurso. "Ele me chamou de burra, porque ele teve problemas com a organização e eu não acho isso justo. Estou aqui e apenas tento ser gentil. Estou tentando dar o meu melhor... ele gritou comigo, disse para eu calar a boca e um monte de coisas. Acho que o mundo precisa ver isso, porque somos mulheres empoderadas e esta é uma plataforma para nossa voz e ninguém pode calar nossa voz, e ninguém vai fazer isso comigo", afirmou ela assim que saiu do local.

"Eu não tenho problemas com nenhum de vocês, eu respeito o país de vocês, mas a maneira que ele me tratou só porque ele tem problemas isso não é certo e espero que todos em casa, todas as mulheres, não importa se você tem um grande sonho, se você tem uma coroa, se isso tirar sua dignidade, você precisa ir", acrescentou Fatima.

Logo depois, a Miss Universo 2024 abandonou o evento. "Criticar outra menina é, além de desrespeitoso, não é nada do que eu como pessoa possa suportar. É por isso que estou pegando meu telefone e indo embora", disparou.

Victoria também se manifestou nas redes sociais. "Defender a si mesma nem sempre é fácil, mas é um dos atos mais importantes de autorrespeito e força que você pode demonstrar. Significa conhecer o seu valor, estabelecer limites e não permitir que ninguém ou nada prejudique a sua voz ou o seu valor. Trata-se de reconhecer que você tem o direito de ser ouvida, de expressar suas opiniões e de buscar seus sonhos, independentemente de quaisquer obstáculos que possam surgir em seu caminho. Chega e chega, as nossas vozes serão ouvidas em alto e bom som!", escreveu.

Miss Universo se pronuncia

Após a confusão, o Miss Universo se manifestou em nota. "A Organização Miss Universo (MUO) reafirma seu compromisso de trabalhar em estreita colaboração com a comunidade anfitriã, a Miss Grand International Organization (MGI), e todos os parceiros locais para garantir o sucesso contínuo do 74º concurso Miss Universo. Juntos, dedicamo-nos a defender os mais altos padrões de respeito, segurança e integridade para todos os participantes, funcionários e stakeholders."

"Uma delegação de alto nível, liderada pelo Chefe do Executivo, o Sr. Mario Búcaro, está viajando para a Tailândia para fortalecer a colaboração com o país anfitrião, a MGI e as autoridades competentes. Esta missão visa coordenar esforços, garantir um ambiente seguro e profissional para todos os delegados e reafirmar o compromisso da MUO com a transparência, o respeito e a unidade", acrescenta.

O Miss Universo explicou, ainda, que toda a programação segue normalmente no país. "Todos os eventos e atividades programados continuarão conforme o planejado, em plena cooperação com o país anfitrião e a MGI, reafirmando nosso objetivo comum de entregar uma celebração global excepcional que reflita os valores de diversidade, empoderamento e inclusão que definem o legado do Miss Universo."

"A Organização Miss Universo permanece firme em sua missão de promover a colaboração, o respeito e a oportunidade para mulheres em todo o mundo, trabalhando lado a lado com todos os parceiros para garantir uma experiência segura, inspiradora e memorável para cada delegada", concluiu.

Além da organização internacional, o Miss Universe México também se pronunciou, no entanto, demonstrando apoio à representante do país. "As mexicanas sempre se levantam. Sempre ergueremos o rosto e a alma, porque a voz de Fatima Bosch carrega consigo a voz das mulheres do mundo. Hoje não falamos apenas pelo México, falamos por todas aquelas que merecem respeito, dignidade e reconhecimento. Obrigado a todos os fãs, mídia e criadores de conteúdo que se juntaram para defender o que é certo. México não se cala."

Quando é o Miss Universo 2025?

A 74ª edição do Miss Universo 2025 acontece em 21 de novembro, na Impact Arena, em Pak Kret, Nonthaburi, na Tailândia.

A vencedora sucederá Victoria Kjær Theilvig, que se tornou a primeira dinamarquesa Miss Universo.

Maria Gabriela Lacerda, do Piauí, é a representante do Brasil. Vale lembrar que o concurso mudou de gestão recentemente e agora pertence ao empresário Rodrigo Ferro, que decidiu manter o título da jornalista eleita pela gestão anterior.

A gestão de Ferro conta com as experientes misses Natália Guimarães e Julia Gama, que ficaram em segundo lugar no Miss Universo 2007 e 2020, respectivamente.

itatiaia

Mais lidas de Entretenimento
Últimas notícias de Entretenimento