Rádio Alvorada

Nível do Rio Machado se recupera em Ji-Paraná após maior seca em 40 anos

Após enfrentar a maior seca das últimas quatro décadas, o Rio Machado, em Ji-Paraná, apresenta sinais de recuperação


Imagem de Capa

Nas últimas semanas o nível do Machado subiu de forma satisfatória

J Nogueira

PUBLICIDADE

Após enfrentar a maior seca das últimas quatro décadas, o Rio Machado, em Ji-Paraná, apresenta sinais de recuperação. Com o início das chuvas, o nível do rio subiu para 6,76 metros nesta segunda-feira (28), aproximando-se de uma condição mais segura para navegação.

Durante o período mais crítico, o rio atingiu o nível de 6,07 metros, bem abaixo dos 6,28 metros considerados seguros para a navegação. A recuperação ocorre principalmente devido às chuvas nas nascentes de Pimenta Bueno e Cacoal, proporcionando um alívio para os pescadores da região central de Rondônia.

Manoel Batista, presidente da Colônia de Pescadores Z-9, afirmou que a alta no volume de água trouxe esperança para a categoria, que sofreu com a escassez nos últimos meses. "Embora novembro não seja um mês de muita chuva, acreditamos que o pior já passou. Os últimos meses foram desafiadores, sem chuva e com poucas opções de pesca", relatou.

Apesar da melhoria, o Corpo de Bombeiros mantém o alerta para usuários do rio, como embarcações e banhistas, devido ao aumento no nível das águas durante o inverno, quando o rio pode ultrapassar os 11 metros. Mesmo na seca, o perigo persistiu, com três casos de afogamento registrados este ano, envolvendo duas crianças e uma adolescente.

A expectativa é de que o nível continue subindo, mas as autoridades pedem cautela e respeito às normas de segurança para evitar novos acidentes.


J Nogueira/PortalSGC

Qual sua maior preocupação em relação à seca no rio Madeira nos próximos meses?

Mais lidas de Rádio Alvorada
Últimas notícias de Rádio Alvorada