Rádio Alvorada

JI-PARANÁ: Cemitério da Saudade deve reunir mais de 30 mil pessoas neste sábado

"Mais de 30 barracas devem atuar durante todo o dia com autorização do município"


Imagem de Capa

Mais de 30 mil pessoas devem comparecer no Cemitério da Saudade de Ji-Paraná neste sábado

Arquivo

PUBLICIDADE


Mais de 30 mil pessoas devem marcar presença durante todo o dia deste sábado (2/11), no Cemitério da Saudade no município de Ji-Paraná. O cemitério é o mais antigo da BR-364 já tendo passado de 60 mil corpos sepultados, inclusive, não mais suportando novos sepultamentos. De acordo com o Secretário de Planejamento (Semplan), Pedro Cabeça Sobrinho, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), concluiu todo o trabalho de preparação nesta última quinta-feira.

O município conta com dois cemitérios (Saudade) no bairro de Nova Brasília (2º distrito) e dos Pioneiros (1º distrito), localizado no bairro Urupá. Em decorrência do Dia de Finados, lembrado sempre em 2 de Novembro, todos os serviços de construção e manutenção de gavetas e jazigos, estavam suspensos há 20 dias. O retorno ocorre na próxima semana.

Quem for ao cemitério da ‘Saudade’ e ou ‘Pinheiros’, não encontrará dificuldades para adquirir flores, velas e também lanches. A Secretaria de Planejamento calcula que mais de 25 vendedores ambulantes tenham sido devidamente cadastrados. "Todas essas barracas devem ficar fora do cemitério", garantiu Pedro Cabeça. Este ano, a taxa cobrada foi de R$48,70.

Capela Mortuária

Outra informação prestada pelo titular da Semplan foi sobre a conclusão das obras de construção da Capela Mortuária. O imóvel foi construído na Rua 2 de Abril, Bairro Urupá (1º distrito). Segundo ele, a obra já foi vistoriada pelos técnicos do Ministério da Defesa (projeto Calha Norte) e teve custo de R$800 mil, incluindo a contrapartida do município. A área construída é de 370 metros quadrados, capacidade para atender até três velórios simultâneos, estacionamento para 20 veículos, cozinha, banheiros e calçada. A construção teve início no ano passado.

Jurandir da PAX

A 1ª Capela Mortuária de Ji-Paraná terá o nome de Jurandir Soares dos Santos, que era popularmente mais conhecido por ‘Jurandir da PAX’. Ele foi empresário do ramo funerário há mais de 40 anos e faleceu aos 77 anos há três anos (2021). A Capela Mortuária será administrada pela Secretaria de Assistência Social e Família (Semasf).

O empresário Jurandir Soares será homenageado com seu nome na Capela Mortuária

J Nogueira/PortalSGC

Qual sua maior preocupação em relação à seca no rio Madeira nos próximos meses?

Mais lidas de Rádio Alvorada
Últimas notícias de Rádio Alvorada