Colunas |

O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA 18 DE NOVEMBRO!


RONDÔNIA

1952 - Primeira campanha anti-glaucoma no Território, promovida pelo Rotary Club, orientada pelo oftalmologista Avelino Pereira que aplicou um seminário sobre o assunto aos médicos locais.

1967 - O trabalho do 5º BEC, na abertura da BR-319 (como então era identificada a 364 de Porto Velho a Abunã) foi elogiado pelo governador Assumpção Cardoso ao inspecionar o trecho até Jaci-Paraná.

1985 - A eleição para prefeito (PVh), vencida por Jerônimo Santana, foi "a eleição da incompetência" (do TRE) disse o empresário Luiz Tourinho, afirmando temer "o que pode acontecer em 1982".

1987 - Oito meses após empossado governador de Rondônia, Jerônimo Santana vive um "inferno astral", em maioria causados por aliados não atendidos em seus pleitos.

2011 - O presidente da Assembleia Legislativa, Valter Araújo, e outras pessoas, são presos pela Polícia Federal sob acusações diversas, na sequência da Operação "Termópilas".

COMEMORE 

  • Dia do Conselheiro Tutelar.
  • Dia Nacional de Combate ao Dengue.
  • Dia do Ocultismo.

Católicos celebram Santa Filipina Rosa Santo Edmundo, Santo Odão, São Roman de Antioquia, Beatos Domingos Jorge, Isabel Fernandes e Inácio.

BRASIL

1930 - É criada a Ordem dos Advogados do Brasil, OAB.

1966 — Criação da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo).

MUNDO

1247 - Morre o lendário Robin Hood.

1626 - É consagrada a basílica de São Pedro.

1928 - Mickey Mouse aparece em seu 1º filme, "Steamboat Willie".

FOTO DO DIA

A eleição de 1985, a primeira em Porto Velho desde a década de 1920, foi marcada por denúncias de favorecimento ao candidato do PMDB Jerônimo Santana, proclamado vencedor.

O deputado estadual Osvaldo Piana disse ter visto até jagunços armados rondando as juntas apuradoras e que o pleito transcorreu "sob coação ao eleitor". Já o presidente da Câmara Municipal vereador João Coelho acusava o Tribunal Regional Eleitoral de ter gerado confusão, cobrando que o TRE "facilite a vida do eleitor" na eleição geral do ano seguinte.

O empresário Luiz Tourinho, presidente da Associação Comercial de Rondônia, foi mais duro, acusando o tribunal de ter cerceado a imprensa, onde houve empastelamento de jornais. E chamou o resultado de "eleição da incompetência."

Na época comentou-se muito que o senador Claudionor Roriz teria organizado a vinda de 2 mil eleitores da região de Ji-Paraná, que ficaram confinados num local em Porto Velho, só para votar em Jerônimo.

Anos depois, em sua residência em Ji-Paraná, Claudionor confirmou a denúncia.

(F. recorte do jornal Alto Madeira, 18.11.85)

Lúcio Albuquerque

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Postagens mais lidas de
Últimas postagens de