Saúde

TCE-RO relata situação crítica no Hospital Infantil Cosme e Damião após fiscalização surpresa

Gestores podem responder a um processo de responsabilização e imposição de eventuais sanções


Imagem de Capa

Foto: Divulgação/TCE-RO

PUBLICIDADE

O TCE-RO (Tribunal de Contas do Estado de Rondônia) relatou situação crítica no Hospital Infantil Cosme e Damião, em Porto Velho (RO), após uma fiscalização surpresa. A ação começou na noite da última quarta-feira (24) e encerrou na madrugada desta quinta-feira (25).

Conforme o relatório da equipe de fiscalização, entre as irregularidades encontradas estavam a superlotação, insuficiência de leitos e de profissionais de saúde, principalmente médicos, além da ausência de insumos básicos para a realização de exames.

Horas após a fiscalização, uma reunião foi realizada na sede do Tribunal de Contas com o conselheiro Jailson Viana, relator das contas da área de saúde em processos que tramitam no Tribunal. Além da equipe de auditoria, representantes da Sesau (Secretaria de Estado da Saúde) e da CGE (Controladoria Geral do Estado).


O TCE citou a recorrência de determinadas situações e solicitou a adoção de medidas imediatas para solucionar os problemas e garantir que as crianças recebam atendimento de qualidade.

Ao TCE, a Administração Estadual alegou problemas de ordem técnica e administrativa Para o Governo de Rondônia isso impede a melhoria dos processos e fluxos internos em unidades de saúde.

Ainda segundo o TCE, em caso de não solução dos problemas, os gestores podem responder a um processo de responsabilização e imposição de eventuais sanções.

Essa responsabilização poderá ter, ao menos, duas repercussões:

  • A reprovação das contas de gestão de responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde;
  • Também poderá repercutir na emissão de parecer prévio desfavorável à aprovação das contas de governo, de responsabilidade do governo estadual, dentre outras penalidades, eventualmente, aplicáveis.

Portal SGC


Qual tipo de evento cultural você prefere participar em Porto Velho?

Mais lidas de Saúde
Últimas notícias de Saúde