Colunas | Carlos Sperança

A criação da Federação PSDB/Podemos ainda é uma incógnita em Rondônia

Confira a coluna


Vale o cuidado

Quem inventou o avião? Nos EUA, os inventores teriam sido os irmãos Orville e Wilbur Wright. No Brasil, todos sabem, Alberto Santos-Dumont. Qual é o maior rio do mundo? Para muitos, o Rio Nilo, que atravessa o Norte da África e testemunhou grande parte da história antiga conhecida. Para os brasileiros e sul-americanos há controvérsias: o maior Rio, em extensão, seria na verdade o nosso Amazonas.

Pode ser que a dúvida venha a ser tirada em breve, ao cabo de uma longa expedição promovida por uma equipe internacional de pesquisadores apoiada pelo Explorers Club. Durante sete meses os cientistas medirão o Amazonas desde as nascentes, situadas nos Andes, até a entrega das águas no Oceano Atlântico. Mais importante que a extensão dos rios, porém, é de que forma eles participam das vidas dos ribeirinhos e das nações que percorrem.

O Nilo vai secar, segundo uma profecia bíblica, e o Amazonas está diminuindo em volume de água, embora haja uma queda drástica nos períodos mais agudos de seca e recuperação na estação das chuvas. O Serviço Geológico do Brasil já avisou que as águas de afluentes do Amazonas, como o Madeira, Rio Branco e o Solimões, estão hoje em níveis mais baixos jamais vistos. Cabe aos gestores e usuários dos rios africano e sul-americano tomar providências para que as terríveis profecias não se cumpram. Se o rio sumir, medi-lo terá pouco valor.

Uma incógnita

Enquanto em alguns estados avançam as negociações para a criação da federação PSDB/Podemos, em outros, caso de Rondônia também, a união destes partidos ainda é uma incógnita. Tudo porque os caciques dos partidos, o ex-prefeito Hildon Chaves (PSDB) e o atual prefeito Leo Moraes (Podemos) não se entendem e são adversários políticos em guerra declarada. Nas primeiras tratativas na esfera nacional, foi feita uma primeira partilha pelos estados, cabendo o comando de Rondônia para os tucanos de Hildon Chaves. Evidentemente Leo Moraes não vai se submeter a este comando. Será inevitável Leo ou Hildão pular fora desta federação.

Direitos políticos

Com a anulação da sua cassação em Ariquemes, o ex-vereador Rafael Fera resgatou seus direitos políticos, pode assumir uma cadeira na Câmara dos Deputados no lugar do deputado Lebrão, como também disputar as eleições do ano que vem. Na região do Vale do Jamari, quem é o prejudicado com a decisão é o atual deputado Flores, ex-prefeito de Ariquemes que ganha um concorrente pesado. Fera é uma liderança política em ascensão naquela região e faz oposição ao grupo político da prefeita Carla Redano e do presidente da Assembleia Legislativa Alex Redano, clã poderoso em todo o Vale do Jamari.

A recuperação

Vereadores ovelhas e independentes buscam, juntamente com o Clube dos Diretores Lojistas soluções para o decadente comercio lojista da Av. 7 de Setembro, no centro histórico de Porto Velho. Alguma coisa já melhorou com o prefeito Leo Moraes e como consequência alguns estabelecimentos fechados foram reabertos e novas lojas foram instaladas. Mas os problemas relacionados aos drogados, mendigos e ladrões da madrugada persistem e exigem medidas mais efetivas de combate. Certamente com a guarda municipal instalada será possível defender melhor o patrimônio público e as lojas dos saques e roubos de fiação elétrica.

A conspiração

Com a orientação do ex-governador Valdir Raupp para que sua esposa Marinha Raupp deixasse o comando do setor feminino do partido, com a assunção do senador Confúcio Moura a presidência estadual, se constatou que o MDB ainda não se recuperou da grande crise instalada na década passada, resultado de uma briga dos infernos entre os convencionais, que teve cadeiras voando, pisoes, tabefes e pontapés, e que acabou em naufrágio das candidaturas de Raupp ao Senado e Marinha à Câmara dos Deputados. Dificilmente os Raupps vão conseguir depor Confúcio do comando do MDB, ainda mais que o veterano senador tem voz de comando no diretório nacional

Mando do MDB

Mesmo com o MDB rachado em Rondônia, no primeiro acordo firmado pela federação MDB/Republicanos em Brasília sobre a partilha nos estados, Rondônia ficou destinado ao MDB do senador Confúcio Moura, possível candidato da federação ao governo de Rondônia e pilotando uma coalizão de centro e centro esquerda no estado. Havendo reversão do acordo de Brasília, sabe-se que Confúcio (MDB) e Aparício Carvalho (Republicanos) vão conversar buscando um entendimento, principalmente na formação de nominatas a Assembleia Legislativa e Câmara dos deputados. Muita coisa ainda para se decidir sobre as federações em Rondônia.

Via Direta

*** Desde quando mudar de lugar os totens em Porto Velho vai melhorar nosso sistema de segurança? Estão cobrindo um santo para descobrir outros *** A igreja católica festejando 100 anos na aldeia, recebendo por isto homenagem na Assembleia Legislativa, através de projeto do deputado Camargo e medalha ao arcebispo Paloschi. Meus parabéns a comunidade católica *** Que os vereadores e deputados fiquem mais atentos as obras públicas em Rondônia já que tivemos muitos casos de casas populares inacabadas, rachadas e sem infraestrutura adequada *** Também são muitos os casos de empreiteiras quer recebem o pagamento adiantado e se mandam para outros estados. É coisa de louco!

Carlos Sperança

PUBLICIDADE
Postagens mais lidas de Carlos Sperança
Últimas postagens de Carlos Sperança