Drones x Aeroportos
A Aeronáutica registrou 95 avistamentos de drones em áreas próximas a aeroportos nos últimos dois anos, com alto risco de colisão com aeronaves de grande e pequeno porte, segundo dados do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), informado à Coluna pela Força Aérea Brasileira. Os relatos ocorreram nos aeródromos de São Paulo (Campos de Marte, Congonhas, Guarulhos e Viracopos), Rio de Janeiro (Jacarepaguá, Santos Dumont e Galeão), Minas Gerais (Confins e Pampulha), Goiás (Goiânia) e Distrito Federal (Brasília). Os drones provocaram desvios e cancelamentos de voos, além de prejuízos para as companhias aéreas e consumidores. Há duas semanas, um drone sob a rota de pouso de uma das pistas de Brasília paralisou as operações no aeroporto por meia hora. O DECEA é responsável pela fiscalização da navegação aérea, enquanto as autoridades policiais (PF e Civil) investigam a operação dos drones sob suspeita. Não há relatos sobre proprietários dos aparelhos identificados e autuados.
Sob os holofotes
O desembargador Cícero Landim está sob os holofotes mais do que nunca. É candidato à vice presidência do Tribunal de Justiça da Bahia, em chapa encabeçada pelo colega Jatahy Júnior. O TJ baiano ganhou fama nacional após o escândalo da operação Faroeste e tudo que acontece lá, naturalmente, é potencialmente bombástico. O candidato Landim conhece como poucos o fogo cruzado do TJBA.
Tarifaço na pauta
A tal química entre os presidentes Donald Trump e Lula da Silva pode provocar um racha dentro do Governo Federal. Enquanto Lula gostou do afago, a ala mais radical acha que ele deve ignorar o presidente norte-americano e manter o tom crítico, com viés de soberania, e visar o eleitorado interno. Lula e Trump devem se encontrar em duas semanas nos EUA ou na Europa, para discutir a revisão do tarifaço.
Vedado
Com a bola lá em cima devido aos últimos acontecimentos na política brasileira, no exterior o presidente Lula da Silva encontra outra realidade. Os ucranianos acreditam que o petista não fará nenhum movimento pela paz com a Rússia, apesar do encontro que teve com Volodymyr Zelensky, em Nova York. No Itamaraty, a ordem do Palácio é que nenhuma crítica ou nota contrariando a Rússia seja publicada.
Cadê o cascalho?
Profissionais da educação contratados pela Fundação Cesgranrio (RJ) para corrigir as provas do Caed reclamam de falta de pagamento, pois apenas parte do valor foi recebido. O saldo restante deveria ter sido pago em fevereiro deste ano. Fontes ouvidas pela Coluna relatam que funcionários da Instituição também estão com salários atrasados. A reportagem não conseguiu contato com a Cesgranrio até o fechamento.
Alto risco
O deputado Alfredo Gaspar (União-AL) cobra do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional informações sobre as barragens classificadas como de alto risco em Alagoas. O deputado quer saber das obras em execução, das medidas de segurança adotadas e do apoio federal à fiscalização estadual. Alagoas possui 10 barragens de alto risco, segundo relatório da ANA, divulgado em julho.
Leandro Mazzini/ Com Carol Purificação e Alexandre Braz