Jaime Agostinho, CEO e fundador da Eucard; Alexandre Minghini, gerente de operações; Anna Carolina de Oliveira, gerente comercial e Lizandra Pereira Ribeiro, gerente admnistrativa; gestão integrada.
Foto: Bruna Scheidt
Imagine a liberdade de usar seu cartão de benefícios da maneira que desejar, seja no calor da tarde pagando um caldo de cana no centro de Cascavel, no café da esquina em São Paulo, nas margens do Lago Guaíba em Porto Alegre ou até mesmo na zona franca de Manaus. Com uma proposta simples, mas audaciosa, a Eucard tornou isso possível.
O que antes era um produto restrito a uma rede customizada e desenvolvida sob medida, agora, com a adesão à bandeira ELO, oferece alcance inédito, permitindo o uso internacional e em diversos canais. Essa evolução elimina a necessidade de novas redes físicas, conectando-se diretamente à vasta rede de maquininhas já existentes.
Ao oferecer flexibilidade, agilidade e controle tanto para empresas quanto para colaboradores - agora protagonistas nas decisões de uso -, a evolução do projeto coloca a Eucard ao lado dos gigantes do setor. "Agora, competimos com os maiores players do mercado global", comemora Jaime Agostinho, CEO e fundador da Eucard.
A mobilidade, um dos principais focos da equipe, integra um portfólio desenvolvido desde 2017, com multibenefícios e ênfase na redução de distâncias com segurança. Um exemplo disso é o Eucard Tag, que recentemente solucionou o problema dos pagamentos de pedágios, beneficiando não apenas os colaboradores, mas qualquer usuário, seja B2B ou B2C. "É o produto ideal para quem roda muito", define Alexandre Minghini, gerente de Operações.
Sem barreiras
Da missão de transformar a gestão de benefícios para uma base de 7 mil colaboradores da Eucatur - pioneira no transporte entre o Norte e o Sul do Brasil -, a Eucard já conta com mais de 200 mil pessoas utilizando seus serviços no segmento de cartões. São mais de 300 empresas atendidas, com uma plataforma que oferece mais de 22 mil estabelecimentos credenciados, e 30 mil usuários no APP.
O projeto nasceu robusto, com ampla capilaridade e fácil acesso, assegurando total transparência nas operações, como consultas de saldo e extrato. Desde o início, seguiu o propósito do presidente e fundador da Eucatur, Assis Gurgacz, de colocar o colaborador no centro das atenções. "Entregamos valor por meio dos produtos do cartão, pois, assim como é importante ter um ônibus que leve o usuário de Porto Alegre a Roraima sem muitas baldeações, é essencial poder usar o mesmo cartão em qualquer uma das paradas ao longo do caminho", ilustra Minghini.
Essa nova fase também responde perfeitamente às necessidades de gestores que desejavam valorizar seus colaboradores por meio de empresas locais, mas enfrentavam limitações de alcance. Antes, era necessário ter vários cartões de diferentes regiões, mas agora é possível centralizar o multibenefício em uma única empresa de Cascavel.
Experiência focada no cliente
Esse modelo disruptivo no universo dos benefícios corporativos segue uma tendência global, transformando a maneira como as empresas se relacionam com seus colaboradores. E para quem busca reter talentos, essa abordagem é essencial.
Cada produto é desenhado a partir da escuta ativa do mercado e de um olhar atento às necessidades tanto dos usuários quanto dos empresários e do Departamento de Gestão de Pessoas, entendendo as "dores" e as oportunidades de cada um. Esse é o segredo de sucesso que nenhuma estratégia de marketing pode superar.
Exemplo claro dessa abordagem foi a formatação do cartão de Natal. A Eucard apostou na ideia do multibenefício, permitindo que o colaborador utilizasse o prêmio de forma personalizada. O resultado? Feedbacks positivos e a confirmação de que muitos colaboradores preferiram usar o benefício para comprar presentes ou roupas novas para os filhos. "Não criamos nada sem antes perguntar ao nosso cliente: ‘o que eu posso fazer para resolver o seu problema’?’", revela a gerente comercial Anna Carolina de Oliveira.
Além do corporativo
Foi essa filosofia de atendimento e inovação constante que fez com que a Eucard evoluísse do simples cartão alimentação para um ecossistema completo de benefícios: refeição, multibenefícios, premiação, farmácia, entre outros.
O impacto vai além do corporativo, chegando a programas sociais, como o Cartão Mulher Carioca, no Rio; o Mãe Pinhaense, na Prefeitura de São José dos Pinhais; o Cartão Promover em Cascavel, e o Cartão Alimentação Escolar, que já beneficiou mais de 50 mil famílias em Rondônia.
Gestão está no sangue
Para garantir que cada solução se alinhe com a necessidade real do mercado, a Eucard substituiu o tradicional pós-vendas e suporte, adotando um modelo de gestão integrada com o departamento de Sucesso do Cliente. Com a implementação do conceito de N1, garante que quem atende o cliente esteja preparado para oferecer a melhor experiência. "Com apenas uma ligação, resolvemos tudo", detalha Minghini.
A Eucard também acompanha de perto indicadores como o ISE (Índice de Satisfação do Empregado) e o NPS (Net Promoter Score), monitorando constantemente a qualidade do serviço e fazendo ajustes sempre que necessário. "Novos produtos ou serviços só chegam ao mercado depois de validação interna. São nossos colaboradores os primeiros a testar as soluções", complementa Anna Carolina.
Um time sem limites
Não existe nada parecido criado em Cascavel. E graças a um time jovem, cheio de energia, conectado e com ‘sangue nos olhos’, composto pelos melhores profissionais do País.
Os 95 colaboradores estão divididos em ‘squads’ em expansão, dedicados a projetos, viabilidade financeira, operação e tecnologia, num ambiente fértil para o desenvolvimento. "Somos movidos pela busca constante de soluções ágeis. Aqui, comemos os desafios no café da manhã", brinca Jaime.
Esse DNA ficou evidente com a recente lei que proíbe celulares nas escolas. Em poucos dias, a equipe identificou a oportunidade e logo criou e prototipou um cartão para cantinas para resolver o problema dos adolescentes que pagavam o lanche com PIX. A solução já está em negociação com escolas e pais pelo Brasil. "Não criamos barreiras para o desenvolvimento de projetos nem para o crescimento pessoal dos colaboradores. E a boa notícia é que estamos contratando e abertos a receber pessoas criativas e conectadas com a inovação", detalha a gerente administrativa, Lizandra Pereira Ribeiro.
E os próximos passos?
Se o mercado exige adaptação e os empresários precisam se reinventar, a Eucard já está à frente, focada em superar obstáculos. O plano é crescer 50%, mesmo diante das dificuldades de breakeven, contratação e retenção de talentos.
Para seguir inovando e expandindo, a empresa pretende chegar a 110 colaboradores, reforçando o time para enfrentar o ritmo de inovação, que segue focado em saúde, finanças e mobilidade.
Além do ‘Eu Mais Saúde’ - que acaba de chegar ampliando o acesso a serviços e medicamentos com descontos exclusivos -, outro spoiler está em uma solução de pagamento por aproximação no transporte urbano, que é o grande desafio para os municípios brasileiros. O piloto em São Paulo já dá sinais de que tem potencial de transformar o transporte público no Brasil.
Expansão global
Essa trajetória de crescimento acelerado chamou a atenção de investidores internacionais, que reconhecem na Eucard uma operação escalável e com visão global. A captação de recursos se tornou mais acessível devido à flexibilidade e agilidade da equipe em atender às demandas do mercado. "Temos grandes planos para o futuro e clareza de que eles serão alcançados. E, o melhor de tudo: gerando resultados financeiros, ou seja, gerando resultados para os investidores. Isso para nós é fundamental", finaliza Jaime Agostinho.
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