Portal SGC
Nesta sexta-feira (19) ocorreu a cerimônia de abertura da Ponte Internacional da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, Paraná. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann, que destacou a significativa colaboração de Assis e Acir Gurgacz durante a solenidade.
A nova ponte, que liga Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco, é a segunda ligação viária entre os dois países sobre o Rio Paraná, mais de 60 anos após a inauguração da Ponte da Amizade. Com 760 metros de extensão e um vão livre de 470 metros, a estrutura é a maior da América Latina, sustentada por torres de 190 metros de altura.
Os investimentos na obra, totalizando R$ 1,9 bilhão, foram realizados por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A operação da ponte começou de forma gradual, permitindo a passagem de caminhões sem carga.
Durante a cerimônia, a ministra Gleisi Hoffmann enfatizou a importância da atuação de Assis Gurgacz e Acir Gurgacz, ressaltando como suas contribuições foram essenciais para a realização desse projeto e de outros investimentos. Autoridades presentes destacaram a relevância estratégica da ponte, especialmente dado o intenso fluxo diário na Ponte da Amizade, que registra cerca de 100 mil pessoas e 45 mil veículos.
Leia também - Assis Gurgacz, Acir Gurgacz e Airton acompanham abertura da Ponte da Integração Brasil-Paraguai
O ministro dos Transportes, Renan Filho, também reforçou que as novas infraestruturas melhoram a mobilidade urbana, reduzem custos de frete e aumentam a produtividade, marcando um passo significativo para o desenvolvimento regional e a integração no Mercosul.
Portal SGC