Brasil

VÍDEO: cobra mais perigosa do Brasil é resgatada em calçada

Registro foi feito em Jaraguá do Sul, no norte catarinense


Imagem de Capa

Reprodução

Instagram Facebook Youtube Twitter

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS
PUBLICIDADE

Uma cobra jararaca, considerada uma das espécies mais perigosas do Brasil, foi encontrada "passeando" por uma calçada em Jaraguá do Sul, no norte catarinense, na segunda-feira (2).

O flagrante, feito pelo biólogo Christian Raboch Lempek, da Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente), rapidamente chamou a atenção nas redes sociais. A serpente estava próxima a um móvel deixado na calçada e, durante o resgate, se mostrou bastante agitada, chegando a dar o bote.

De acordo com o Instituto Butantan, a jararaca (Bothrops jararaca) é uma das serpentes peçonhentas mais conhecidas e estudadas da América do Sul. Além da importância ecológica, a espécie tem papel central na farmacologia, sendo utilizada no desenvolvimento de medicamentos para hipertensão.

A jararaca também lidera as estatísticas de acidentes ofídicos no Brasil, o que reforça a necessidade de atenção da população ao encontrar o animal, especialmente em áreas urbanas próximas a fragmentos de mata.

Segundo a Fujama, o resgate de animais silvestres deve ser solicitado quando houver perigo iminente para o animal ou risco à integridade das pessoas, como no caso da cobra jararaca. Já em outras situações, a orientação é permitir que a fauna siga no próprio ambiente.

Cobra está entre os animais silvestres mais resgatados na cidade

Dados do balanço anual da Fujama mostram que, ao longo de 2025, foram recolhidos 603 animais silvestres em áreas residenciais de Jaraguá do Sul, entre aves, répteis e mamíferos típicos do bioma da Mata Atlântica. O número representa um aumento de 2,55% em relação a 2024.

Segundo o biólogo Christian Raboch, algumas espécies aparecem com maior frequência ao longo do ano. "Os gambás praticamente a gente resgata o ano todo. Já répteis como lagartos e cobras aparecem mais na primavera e no verão", explicou.


d24am


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Brasil veja mais
Últimas notícias de Brasil veja mais