O que era para ser uma noite de celebração em família transformou-se em uma ação de salvamento heroica na noite desta sexta-feira (19), no bairro Jardim Iracema, em Fortaleza. Um policial militar de folga agiu rapidamente e salvou a vida de um bebê recém-nascido que estava completamente engasgado e já apresentava sinais de asfixia.
Conforme informações divulgadas pela Polícia Militar do Ceará, o cabo Francisco Paiva estava em uma residência com seus familiares assistindo à partida entre Brasil e Marrocos, válida pela Copa do Mundo 2026, quando a confraternização foi interrompida por gritos desesperados de socorro vindos da rua.
Ao sair na rua Amor Perfeito para verificar a situação, o agente deparou-se com uma cena dramática: os pais da criança seguravam o bebê nos braços, já desfalecido. O recém-nascido estava inconsciente, com as vias aéreas totalmente obstruídas e apresentando uma coloração arroxeada na pele devido à falta de oxigenação.
Diante da gravidade e do risco iminente de morte, o cabo Paiva pegou a criança imediatamente e deu início aos procedimentos de primeiros socorros. Ele aplicou a Manobra de Heimlich (técnica específica de desengasgo para bebês) com o objetivo de desobstruir as vias aéreas do menor.
Após pouco mais de um minuto de intensa intervenção e massagem, o recém-nascido reagiu, expeliu o que causava o bloqueio e voltou a respirar, para o alívio dos pais e das testemunhas.
Durante o atendimento de emergência feito pelo policial, um motociclista que passava pelo local e presenciou o ocorrido acionou uma viatura do 20º Batalhão da Polícia Militar (20º BPM) que patrulhava a região.
Com o apoio da composição, a mãe e o bebê foram colocados na viatura e levados às pressas para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da área. No hospital, a criança passou por uma avaliação médica detalhada, recebeu o suporte necessário e seu quadro clínico foi classificado como estável e fora de perigo.
d24am