Cleide Araújjo é assistente social do Hemocentro Ji-Paraná
J Nogueira
O baixo estoque de sangue no Hemocentro de Ji-Paraná, tem preocupado a direção da unidade. Atualmente, o apoio é garantido por outras unidades integradas do Hemorrede. De acordo com a Assistente Social, Cleide Araújo a diminuição da presença do doador neste município registra queda em mais de 40%. Atualmente, no máximo entre 10 e 12 pessoas se apresentam para fazer a doação.
Para Cleide Araújo é preciso intensificar o mais rápido possível a presença de doadores de sangue no Hemocentro. Segundo ele, uma das causas dessa diminuição foi o período da realização das obras de duplicação da avenida Clóvis Arraes, que teve duração de quase três meses. Após a conclusão, a benfeitoria apresentou o impacto na diminuição na área de estacionamento de veículos. "Acredito que deva demorar mais um pouco até as pessoas voltarem a se acostumar com a nossa forma de chegar ao Hemocentro", declarou.
A assistente social lembrou que antes, a presença do número de doadores na unidade era sempre entre 20 e 25 pessoas por dia. Atualmente, esse número não passa de 12. Para não deixar o estoque de sangue no zero, uma equipe do Hemocentro realiza coleta em alguns municípios da região central do estado, entre os quais, Mirante da Serra, Ouro Preto, Urupá e Presidente Médici. "Nesse momento, estamos precisando de todos os tipos sanguíneos", alertou. Para melhores informações o doador por manter contato com o Hemocentro pelos seguintes canais: WhatsApp (9 9287 1247), @hemojipa (Instagram) e pelo telefone fixo: 3421 1615
Requisitos para doar sangue
Boas condições de saúde, idade entre 16 e 69 anos, peso mínimo 50 kg, ter dormido no mínimo 6 horas nas últimas 24 horas, alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e apresentar documentos pessoais e CNH digital.
ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP E FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS
J.Nogueira