Marcito Pinto deixa esposa e três filhos
Divulgação
Nascido em 25 de agosto de 1974, o empresário Marcito Pinto é natural de Cascavel (PR). Sua trajetória de vida em Rondônia assemelha-se a de muitos filhos de migrantes que vieram para o Estado em busca de oportunidades.
No final da década de 70, José Pinto (PAI), representante comercial de empresas atacadistas do sul e sudeste do país, vislumbrou em Rondônia uma terra promissora e decidiu empreender seus negócios no Estado que estava em franco crescimento, crescimento este motivado pela política de ocupação promovida pelo Governo Federal.
Rondônia na época vivenciava um momento de grande entusiasmo pela colonização das terras e com os incentivos oferecidos pelo Governo Federal, através do IBRA (Instituto Brasileiro de Reforma Agrária na época - hoje o atual INCRA), o que oportunizou a migração de centenas de famílias gaúchas, catarinenses, paranaenses, mineiras e capixabas para o Estado. Com este processo de expansão populacional, o empreendedorismo de José Pinto enxergou em Rondônia um excelente mercado para os produtos que comercializava e resolveu fincar raízes em Ji-Paraná trazendo a Esposa Nely e os dois filhos Marcelo e Marcito Pinto.
No ano de 1982, a família de Marcito fundou na cidade uma pequena distribuidora de secos e molhados. O pequeno empreendimento, contava com o trabalho de todos os membros da Família. Foi ajudando na comercialização de gêneros alimentícios e materiais de necessidades domésticas, que Marcito Pinto herdou do Pai o tino empresarial. Marcito começou a galgar sua trajetória empresarial desde muito cedo, já aos 13 anos de idade, já ajudava o pai, juntamente com sua mãe e irmão, Marcito Pinto estudou em escolas públicas tradicionais de Ji-Paraná, cursando o ensino fundamental e médio nas escolas 31 de Marco, Aluizio Ferreira, e Julio Guerra.
Em 1992, o jovem empresário saiu de Rondônia para cursar a Faculdade de Engenharia da Computação em Curitiba, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Na Capital paranaense, dividia o tempo entre os estudos e o trabalho na área de suporte de redes de computadores para a filial da Microsoft no Brasil, em Curitiba, e a presidência do Centro Acadêmico do Curso de Engenharia.
Retornou à Ji-Paraná no ano de 1998 e voltou a desempenhar suas funções nos negócios da família. Com um novo conceito mercadológico Marcito ajudou o pai e o irmão a diversificar os negócios empreendidos pela Empresa, expandido sua área de atuação para outros Estados, como o Acre e o Amazonas.
Foi pautado na visão empreendedora da família, que no de 2005, foi inaugurado em Ji-Paraná o supermercado Bom Dia. O novo empreendimento, mudou o conceito de supermercado na cidade, oferecendo aos clientes instalações modernas e um atendimento diferenciado.
O comprometimento com as causas da classe empresarial, levaram Marcito Pinto a participar da política institucional, ocupando o cargo de vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (ACIJIP) ao lodo do empresário Claudemir Miranda, no biênio 2006/2008.
No ano de 2008, Marcito Pinto foi eleito e passou a ocupar o cargo de Presidente da ACIJIP, onde atuou até o ano de 2010. Foi em sua gestão que Marcito, junto com sua diretoria, idealizou um dos maiores eventos comerciais do Estado: a FECOMIND - Feira da Indústria e Comércio realizada em Ji-Paraná.
O sucesso de sua gestão frente à ACIJIP motivou a classe empresarial a apoiar Marcito a se candidatar à presidência da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (FACER).
Marcito ficou a frente da Federação até junho de 2012, quando, a convite do presidente do PDT de Rondônia, Senador da república Acir Gurgacz, foi convidado a participar do pleito eleitoral na cidade de Ji-Paraná como candidato a vice-prefeito junto ao candidato a prefeito Jesualdo Pires (PSB).
A vinda de Marcito para o projeto político em prol da cidade tem como principal objetivo a criação no município de uma política moderna de atração de empreendimentos comerciais e adoção de incentivos às empresas já instaladas na cidade, visando alavancar o crescimento econômico e social de Ji-Paraná.
Marcito teve atuação preponderante na atual gestão administrativa da cidade de Ji-Paraná, onde nos primeiros anos de administração pública acumulou as funções de vice-prefeito e secretário municipal de planejamento. Pasta responsável em orquestrar o desenvolvimento da cidade. Não há dúvidas de que Ji-Paraná desenvolveu-se muitos nos últimos anos, graças a quantidade de recursos que foram injetados no município vindo de diversas fontes.
A elaboração de projetos para captação de recursos junto aos diversos órgãos públicos é, sem dúvida, um dos grandes legados de Marcito junto a secretaria de planejamento. Ji-Paraná vive hoje um momento histórico com a chegada de recursos vultuosos para cidade, o que garantiram uma quantidade de obras jamais vista em nossa cidade. Ji-Paraná é hoje a cidade referência no Estado de Rondônia em captação de recursos públicos.
Marcito, com seu modo aguerrido e sua visão macro sobre a cidade, tornou-se o vice-prefeito mais atuante da história de Ji-Paraná.
Em abril de 2018, Marcito assumiu um novo desafio: tornou-se prefeito de Ji-Paraná, implantando uma gestão transparente, sendo reconhecido em todo Estado pelo rigor e seriedade na aplicação dos recursos públicos.
Por: Guarim Liberato