Diário da Amazônia

O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA 02 DE NOVEMBRO!


Imagem de Capa

FOTO DO DIA - O GOLPE DA “ATA”

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

RONDÔNIA

1941 - Comissão Científica do Ministério da Agricultura chega a Porto Velho, para verificar projetos em andamento em sua área.

1950 - Adiada "sine die" a eleição da Asociação Comercial do Guaporé, depois que associados não puderam entrar na sede para participar do pleito.

1981 - Ao passar à professora Magna Queiroz a direção do núcleo da UFPa em Rondônia, o ex-diretor Abnael Machado de Lima destacou o aumento de 5 para 25 turmas em sua administração.

1982 - Protestos em Porto Velho contra a demolição do cemitério dos Inocentes, para dar lugar a um estacionamento.

1988 - Comemorando o fim da obra do dique do lado direito da hidrelétrica de Samuel, a construtora Norberto Odebrecht realizou uma corrida de 8 Kms, e a pista foi a área do dique.

1990 - O anúncio de que o governador Jerônimo Santana o apoiará no 2º turno preocupa o candidato a governador Valdir Raupp e seu mais novo aliado, o presidente do PSDB José Guedes.

COMEMORE

  • Dia dos Finados.
  • Dia Internacional pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas (ONU).

São Vitorino de Pettau.

BRASIL

1917 - Nasce José Perácio Berjun (+1977), um dos grandes nomes do futebol brasileiro - foi soldado da FEB na guerra da Itália.

1944 - Nasce Jovelina Pérola Negra (+1998), cantora de voz rouca, forte, considerada uma das grandes damas do samba. 

MUNDO

1895 - Primeira corrida der carros nos EUA, em Chicago: com 6 carros, o vencedor foi J. Frank Duryea.

1917 - O secretário britânico dos Assuntos Estrangeiros, Arthur James Balfour, assina o documento reconhecendo direitos de judeus na Palestina.

1988 — Primeira propagação de um worm (vírus pesado) na internet. 

FOTO DO DIA

De 1954 a 1955 o engenheiro-militar Paulo Nunes Leal governou o Território Federal do Guaporé, e de 1958 até 1961. 

Em 1966, com 4.352 votos, muitos deles em razão de, em 1960, convencer o presidente JK a abrir a BR-29, depois 364, foi eleito pela Arena deputado federal, renunciando para assumir uma secretaria no Rio Grande do Sul.

Em 1970 era o nome mais cotado pela Arena, como ouvi dos jornalistas Euro Tourinho e Rochilmer Rocha, e dos historiadores Abnael Machado e Esron Menezes.

No dia da convenção Leal, ao chegar, foi informado: a ata fora fechada duas horas antes, e indicado o jornalista Emanuel Pontes Pinto, que fora seu suplente e, com a renúncia, herdara o mandato, para disputar a nova eleição.

O "golpe da ata" definiu a eleição de 1970, ganha pelo emedebista Jerônimo Santana, com votos de "peles curtas" e "cutubas", estes irritados com a "puxada de tapete" que os convencionais arenistas deram em Paulo Leal, o que permitiu o surgimento de Jerônimo no cenário político, eleito mais duas vezes deputado federal, prefeito de Porto Velho e governador do Estado.  

(F. Paulo Leal analisando mapa de abertura da BR com um diretor do DNER)

Lúcio Albuquerque


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Diário da Amazônia
Últimas notícias de Diário da Amazônia