Diário da Amazônia

O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA 14 DE DEZEMBRO!


Imagem de Capa

Lúcio Albuquerque

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

RONDÔNIA

1914 - Inaugurada a Estação Telegráfica Presidente Pena, na localidade que teve dois outros nomes: Urupá, Vila Rondônia e a partir de 1977 seria a sede do município de Ji-Paraná.

1919 - Encerrado o ano escolar da escola "Paulo Saldanha" em Guajará-Mirim, com discursos, entrega de buques para professoras e festa promovida pelos pais.

1943 - O Governo federal anuncia o anteprojeto de decreto-lei criando os Territórios Federais de Iguaçu (no Paraná), Amapá, Boa Vista (Roraima) e Guaporé (Rondônia)

1985 - Eleito prefeito de Porto Velho, o ex-deputado federal Jerônimo Santana; apesar das evidências, nega pretender disputar a eleição ao governo ano que vem.

1988 - Nove municípios, incluindo Porto Velho que ganhará um pronto-socorro, estão no pacote de obras anunciado pelo governador Jerônimo Santana, a iniciar ano que vem.

COMEMORE

Dia Nacional do Ministério Público.

Dia Nacional de Combate à Pobreza.

Dia do Engenheiro de Pesca.

Dia do Médico Alergista.

Católicos celebram São João da Cruz, Santo Esperidião,

BRASIL

1923 - Borges de Medeiros e Assis Brasil assinam o acordo de Pedras Altas (RS).

1947 - Nasce Dilma Rousseff, ex-presidente do Brasil.

1960 — Fundação da Universidade Federal de Goiás.

2006 - Morre Severino Dias de Oliveira (n. 1930), o músico brasileiro Sivuca.

MUNDO

1900 - Mecânica Quântica: Max Planck publica artigo sobre a radiação de corpo negro.

1950 - Fundação da ACNUR, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados

FOTO DO DIA


"Tia Nastácia", personagem de Monteiro Lobato no livro "Histórias de Tia Nastácia", quando chegava a uma cidade estrangeira, reclamava: "Eles não falam língua de gente". Como a imensa maioria dos brasileiros, ela era monoglota.

Assim deveriam se sentir os não anglo-americanos que na construção da Madeira-Mamoré trabalhavam na obra, ou no entorno de Porto Velho e Santo Antônio, falando apenas sua língua-mãe, encontravam 3 jornais, todos em inglês, o The Porto Velho Times, Porto Velho Courier e o Marconigram.

Por aqui já circulavam, "O Madeirense" e o Humaythaense, o 1º editado em Manicoré e o 2º em Humaitá, em "língua de gente".

A 1º de janeiro de 1913 circula em Santo Antônio, impresso provavelmente na gráfica da Madeira-Mamoré, o "Extremo Norte", mas em língua que até Tia Nastácia entendia.

Há exatos 108 anos, Porto Velho tinha seu 1º jornal impresso, "O Município", que a 15 de abril de 1917, deixa de circular, dando lugar ao Alto Madeira, cuja última edição foi dia 1 de outubro de 1917.

(F. Euro Tourinho, diretor durante mais de 60 anos do Alto Madeira)

Lúcio Albuquerque


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Diário da Amazônia
Últimas notícias de Diário da Amazônia