Diário da Amazônia

O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA 17.5.25


Imagem de Capa

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

RONDÔNIA

1923 - A prefeitura de Porto Velho envia ao hospital da Candelária medicamentos para enfrentar o grande número de casos de malária e outras doenças na cidade. 

1925 - Ypiranga 1x0 União Sportiva, decidindo o I Torneio Início da Convenção Desportiva, recentemente fundada para gerenciar o esporte em Porto Velho.

1951 - Governadores nordestinos rejeitam a proposta de recrutarem ali um novo "exército da borracha", para trabalhar nos seringais amazônicos.

1982 - O sertanista Apoena Meirelles deixa a Funai acusando o Cimi - Conselho Indigenista Missionário, de não defender a causa indígena e criar problemas para os índios. 

1986 - O governador Angelo Angelin completa o 1º ano de governo: libera a ordem de serviço para asfaltar a BR-429 e entrega a carta sindical aos Jornalistas.

1988 - O Governador Jerônimo Santana e o prefeito Tomás Correia (Porto Velho) enfrentam onda de greves, de servidores reclamando falta de pagamentos e promessas não cumpridas.

1988 - O presidente José Alves, do Sindicato dos Garimpeiros acusa a Secretaria de Meio Ambiente de permitir a garimpagem de ouro por dragas e não deixar o garimpeiro manual trabalhar.

HOJE É

Dia Mundial da Hipertensão.

Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação.

Dia Internacional da Internet.

Dia Internacional da Reciclagem.

Católicos celebram São Vitor da Via Salária, São Pascoal Bailão, São Pedro Liu Wenyuan, São Pascoal,   

BRASIL

1932 - O governo brasileiro regulamenta o trabalho feminino.

1980 - Brasil e Argentina assinaram acordo de cooperação nuclear, estabelecendo ,

MUNDO

1510 — Morre Sandro Botticelli (n. 1.445), pintor italiano, principal obra, "O nascimento de Vênus".

1865 — Fundação em Paris da União Internacional de Telégrafos (hoje União Internacional de Telecomunicações).

1993 - O caminho de Santiago da Compostela é declarado patrimônio cultural europeu.

FOTO DO DIA


FORÇA DO RÁDIO

Desde 1917 Porto Velho tinha só um veículo de comunicação o jornal Alto Madeira, tendo companhias "de vezemquandária" de jornais com poucas edições.

Em 1949, uma novidade: O Guaporé ganha seu primeiro sistema eletrônico de transmissão radiofônica, instalado em Porto Velho, o Serviço de Alto Falantes "Rio Madeira", fundado por Fuad Nagib.

Logo depois Nagib o vende a Humberto Amorim e outros. Era o "pau-do-fuxico" e logo surgiria a primeira emissora de rádio, a Difusora do Guaporé, que teve pouco tempo de duração.

Por volta de 1954 o portovelhense tem outra novidade, com a transmissão da programação do "pau-do-fuxico" desde seu estúdio, pelos fios elétricos.

Mais 2 anos e o jornal "O Guaporé" circula e em 1961 vai para o ar a Rádio Caiari, muitos a chamavam "rádio do bispo", por ser uma emissora católica.

A década de 1970 é rica em veículos de comunicação: 1974 - Funciona a TV Cultura, que se encerra ainda naquele ano, quando chega a TV-Rondônia. 1976 - O jornal "A Tribuna" (FOTO) tem sua primeira edição. 1978 - funcionam as rádios Rondônia e Eldorado

Lúcio Albuquerque

Mais lidas de Diário da Amazônia
Últimas notícias de Diário da Amazônia