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Entenda como é avaliado o Boi Bumbá no 40º Arraial Flor do Maracujá

Critérios de notas e penalizações por faltas são os mesmos aplicados às quadrilhas


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Foto: Divulgação/Governo de Rondônia

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Durante o 40º Arraial Flor do Maracujá ocorre a apresentação de bumbás. Pensando nisso, o Portal SGC explica quais são os itens avaliados e os critérios usados pelos jurados para avaliar as apresentações.

O Boi Bumbá vai à arena defender 21 itens e conquistar a nota máxima. Por outro lado, os jurados avaliam os itens e devem dar nota de 8 a 10 pontos. É dever do jurado justificar as notas dos quesitos avaliados e até o desconto de pontuações em decorrência de falta.

De forma semelhante às avaliações das quadrilhas, os jurados devem indicar o grau da falta, que pode ser leve, média, grave e gravíssima. É considerado falta leve os erros cometidos pelo narrador, falhas na sincronia musical, e falta de ritmo, por exemplo. Já as faltas gravíssimas compreendem a falta de componentes mínimos, acessórios obrigatórios nas indumentárias, entre outros.

O regimento do Arraial Flor do Maracujá, estabelece a quantidade de pontos a serem retirados no caso de faltas, são eles:

Falta leve: 0,5

Falta média: 0,75

Falta graves: 1,0

Falta gravíssima: 1,5

Confira os critérios de avaliação dos bumbás:

1. Boi Bumbá (Confecção do boi, movimento e bailado);

É avaliação no símbolo da manifestação popular, o boi, incluindo a confecção, os movimentos e o bailado. O jurado analisa a geometria idêntica ao boi real, coreografia e movimentos do boi. Com isso a nota é aplicada conforme o desempenho no bailado, evolução, encenação harmônica.

2. Amo do Boi;

O Amo é o personagem que representa o dono da fazenda, o menestrel que tira versos e canta dentro dos fundamentos da apresentação. Item 2 deve ter boa dicção, desenvoltura, elegância, expressões cênicas e capacidade de improvisação.

3. Povos Originários (Tribos Indígenas)

Por meio das coreografias desse grupo é que se representa os povos originários. Os jurados avaliam a sincronia, indumentária, efeito visual, diferentes formas de dançar e movimentos

originais.

4. Batucada ou Marujada e seu Mestre

O item é responsável por pulsar a arena com os diferentes estilos de percussão. E desse grupo que sai o referencial rítmico para as toadas. Quem está à frente são o mestre que comanda e os ritmistas.

5. Primeiro Rapaz e Barreira

Neste item é feita a avaliação dos personagens que fazem o papel de capataz e auxiliares do amo. Possuem como indumentária o chapéu com copa, fitas, lança, bermuda de cetim, meião, tênis ou botina,

6. Primeiro Vaqueiro e Barreira

São avaliados os guardiões do boi, além do traje típico de vaqueiros, de forma satirizada, usando chapéus com copas ricamente ornamentados e adereços, fitas e burrinhas.

7. Mascarados (Pai Francisco, Catirina, Cazumbá e Mãe Maria)

É avaliado a desenvoltura artística, comédia, carisma, improviso e características cômicas.

São indumentárias:

Pai Francisco: Calça jeans, camisa, paletó ou blazer, espingarda, chapéu de palha, botina e máscara;

Catirina: vestido colorido, meia calça, sapato social, peruca nega maluca, e máscara;

Cazumbá: calça social, camisa social, manga longa de botão, sapato ou botina e máscara;

Mãe Maria: Vestido longo, peruca lisa e máscara.

8. Bicho Folharal

A avaliação da figura típica da região, autêntico representante da literatura brasileira e do imaginário popular, que representa o protetor dos animais e da floresta. Deve esse item ter fidelidade ao item, acabamento indumentário, encenação e uso de folhas naturais ou similares.

9. Padre

A avaliação do sacerdote leva em consideração o ponto de equilíbrio da tradição religiosa. É obrigatório para a avaliação da indumentária do padre a batina, estola, casula, chapéu, cruz, bíblia, calça branca, meias brancas e sandália franciscana.

10. Doutores (Da Vida, Cachaça e Relâmpago)

Avaliação dos personagens que representam as medicinas das três raças que compõem o Boi-Bumbá: branca, negra e indígena. Os jurados avaliam as expressões cênicas, criatividade e desenvoltura dos doutores, além das características próprias de cada doutor, sincronia, indumentária, criatividade e desenvoltura na atuação cênica.

11. Pajé

Enfim, o curandeiro hierofante, xamã sacerdote e ponto de equilíbrio das tribos. O maior representante da medicina indígena que através da dança mostra os mistérios e a magia dos deuses de diferentes raças e nações.

12. Cunhã Poranga

Considerada a moça bonita, sacerdotisa, guerreira e guardiã que expressa a força através da beleza. A representação da mulher indígena mais bonita da tribo. São critérios de avaliação a beleza, graça, movimentos cênicos e interação com uma tribo, simpatia e indumentária.

13. Sinhazinha da Fazenda

Figura típica do Brasil Colonial, filha do dono da fazenda ou do amo, dona do boi de estimação e representante da cultura. Mostra a beleza da mulher letrada. São critérios a indumentária, movimentos, saudação do boi e do público, simpatia e carisma, desenvoltura com os componentes do "auto do boi".

14. Porta Estandarte

A Porta-estandarte do boi, traz movimentos e habilidade na dança, representando as cores do grupo folclórico conforme o tema.

15. Rainha do Folclore

É a representante da manifestação popular, cujos encantos traduzem a mãe natureza e é considerada a fada madrinha do folclore, a rainha das rainhas.

16. Rainha Da Batucada/Marujada;

É avaliado a representante da harmonia e ritmo. Ela dança à frente da batucada/marujada, harmonizando-se com a cadência do ritmo e da arte corporal. Sua dança se funde harmoniosamente com a maestria e ritmo da batucada/marujada.

17. Levantador de Toadas

É a voz que é o fio condutor para o desenvolvimento da apresentação. Ele apenas canta sem desenvolver o papel do amo. Os jurados avaliam a afinação, dicção, timbre e técnicas de canto.

18. Evolução Geral da Apresentação

São avaliados todos os movimentos de dança apresentados durante o espetáculo. Como a dinâmica, criatividade nos movimentos, ritmo e sincronia. Com isso a nota vai depender da expressividade dos movimentos da apresentação, sincronia e criatividade, conforme o tema.

19. Ritual Indígena

Esse item é responsável pela recriação de rito, fundamentado através de pesquisa, dentro do contexto folclórico, conforme o tema. São critérios de avaliação a teatralização, criatividade, beleza, originalidade e efeitos.

20. Toada (letra e música)

Neste quesito, o boi deve dar suporte lítero musical do festival, que serve como elo entre a individualidade e o grupo. A toada autoral e inédita agrega elementos históricos, geográficos, culturais e sociais.

21. Apresentador

Por fim, o apresentador que é considerado o anfitrião, Mestre de Cerimônia ou Porta-voz do espetáculo. Os jurados avaliam o domínio de arena e público, fluência verbal, carisma, impostação de voz, dicção, alegria e atenção constante no desenvolvimento do tema.

Arraial Flor do Maracujá

A 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá, uma das festas juninas mais tradicionais de Porto Velho (RO) começou na última sexta-feira (21). O evento ocorre no Parque dos Tanques e se estenderá até 30 de junho, prometendo dez dias de muita cultura e alegria.

A programação inclui apresentações de 32 agremiações folclóricas, entre quadrilhas juninas e bois-bumbás, que terão início às 20h com a cerimônia de abertura. O SGC (Sistema Gurgacz de Comunicação) estará presente, cobrindo o evento em todas as suas plataformas digitais e mídias convencionais, como rádio e televisão, através da RedeTV! Rondônia e Rádio Transamérica.

Assista também toda a programação pelo aplicativo SGC Play, disponível para Android e IOS. Também pelo canal no YouTube do Portal SGC.


Fabiano do Carmo - SGC


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