Mural de Eventos

VÍDEO: Fórum de Cultura em Presidente Médici define estratégias para a próxima década

Evento reúne agentes culturais e especialistas para traçar o Plano Nacional e Estadual de Cultura


Imagem de Capa

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

O Fórum de Cultura em Presidente Médici encerrou nesta segunda-feira (16) após três dias de discussões que envolveram representantes de diversos setores culturais do estado. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) em parceria com o Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC), buscou consolidar propostas para a construção de um novo Plano Nacional e Estadual de Cultura com validade de 10 anos.

Oficinas técnicas promovidas pelo Ministério da Cultura (MinC) capacitaram servidores, gestores, produtores culturais e líderes dos conselhos municipais, abordando temas como fomento à cultura, cultura digital e direitos digitais. A última oficina do ciclo Roda Brasil, conduzida pelo representante da UNESCO, Vitor Serpinho, reforçou a importância da formação e da participação ativa dos agentes culturais para atender às demandas do setor em todo o país.

"O evento foi fundamental para consolidar propostas que irão nortear as políticas culturais nos próximos anos. O engajamento dos participantes reflete a força do setor cultural em Rondônia e sua contribuição para o cenário nacional", afirmou Vitor Serpinho.

Participação social e planejamento

O trabalho desenvolvido no Fórum se estende além das discussões realizadas no evento. As propostas elaboradas seguirão para análise e consolidação por meio do programa Brasil Participativo, que permite à sociedade brasileira contribuir diretamente para a formulação do Plano Decenal de Cultura.

Para o secretário adjunto da Sejucel, Paulo Higo Ferreira, o evento representou um marco na construção de políticas públicas para o setor. "O Fórum trouxe resultados significativos. Agora, cabe a nós transformar essas ideias em ações concretas que beneficiem a cultura e os cidadãos", destacou.

Com uma programação que uniu debates, oficinas técnicas e a troca de experiências, o Fórum de Cultura reafirmou a relevância do setor cultural para o desenvolvimento social e econômico, projetando um futuro mais inclusivo e representativo para as próximas gerações.

Portal SGC

Qual sua maior preocupação em relação à seca no rio Madeira nos próximos meses?

Mais lidas de Mural de Eventos
Últimas notícias de Mural de Eventos