Primeira sala de cinema dentro de aldeia indigena
Foto: João Viana/Semcom
A primeira sala de cinema indígena da região Norte do Brasil, o "Cine Aldeia", inaugurada no último sábado (1º/2), conquistou espaço na mídia nacional, sendo destaque no telejornal da TV Globo, e no portal do Ministério da Cultura (MinC).
O projeto, localizado na aldeia indígena Inhaã-bé, no Tarumã-Açu, zona Oeste de Manaus, foi contemplado pelo edital Lei Paulo Gustavo (LPG), da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura). O cinema foi destacado como um dos primeiros espaços de exibição em aldeias indígenas do país e pioneiro na região Norte.
Idealizado pela produtora indígena Thaís Kokama, o Cine Aldeia tem o objetivo de ampliar a representatividade dos povos originários no setor audiovisual, proporcionando um espaço dedicado à exibição de produções indígenas. O presidente do Concultura, Tony Medeiros, ressaltou a importância do investimento em editais para fortalecer a cultura indígena e valorizar suas narrativas.
"Estamos muito felizes com essa grande repercussão que o ‘Cine Aldeia’ está ganhando. Esse projeto representa mais do que um espaço para exibição de filmes; é uma verdadeira plataforma para o fortalecimento da cultura indígena, permitindo que as histórias de nossos povos sejam contadas e compartilhadas com o mundo. Este é um passo fundamental para garantir que as vozes e as visões das aldeias sejam ouvidas, respeitadas e valorizadas", afirmou.
A sala tem capacidade para cerca de 200 pessoas, com sessões nas terças e quinta, a partir das 19h30 até às 22, e será palco para exibições de produções indígenas. Na inauguração, o público pôde conferir o documentário "Traços da Resistência", dirigido por Thaís Kokama, além de oito curtas-metragens, que continuarão em cartaz nos primeiros meses deste ano.
Além da programação voltada para a cultura indígena, o Cine Aldeia também se conectará ao cenário cinematográfico global. No dia 2 de março, a cerimônia do Oscar será transmitida ao vivo no espaço. Antes do evento, no dia 28 de fevereiro, a comunidade realizará um "ritual da vitória", celebrando a indicação do filme "Ainda Estou Aqui" em três categorias da premiação: Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Filme Internacional.
O Cine Aldeia foi um dos selecionados pelo Concurso Prêmio Manaus Identidade Cultural - Audiovisual (Edital 004/2023), por meio da Lei Paulo Gustavo (LPG), com apoio da Prefeitura de Manaus, do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal.
Karol Santos - SGC