Amazonas

Polícia Militar do Amazonas celebra 188 anos com avanços na segurança, educação e saúde

Corporação histórica reafirma compromisso com a proteção da população e investe em projetos sociais e educacionais


Imagem de Capa

Arquivo/Secom e PMAM

PUBLICIDADE

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) comemora, nesta sexta-feira (4/4), 188 anos de história, dedicação e serviços prestados à população. Fundada em 1837, a corporação é o maior braço operacional da Segurança Pública do estado e carrega, em quase dois séculos de existência, participações em revoluções históricas, como a Guerra de Canudos, e conquistas que transformaram a segurança no Amazonas.


"Durante todos esses anos tivemos a dedicação e empenho de todos os policiais militares que passaram pela nossa tropa. Hoje, celebramos não só a história da corporação, mas também parabenizamos todos os nossos guerreiros e guerreiras", destacou o comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva.

A data também marca o reconhecimento de uma trajetória de coragem e sacrifício. Homens e mulheres que, diariamente, vestem suas fardas e enfrentam riscos para garantir a segurança da sociedade amazonense

Avanços na segurança pública

Nos últimos seis anos, a PMAM intensificou sua atuação contra o crime, registrando apreensões recordes de armas e drogas. Com operações como Águia, Ajuricaba, Catraca e Rota Mais Segura, a instituição vem contribuindo diretamente para a redução dos índices criminais, em trabalho integrado com a Polícia Civil e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas.

Segundo o coronel Klinger Paiva, o sucesso das operações é fruto do esforço conjunto das unidades operacionais e do suporte das áreas de inteligência e estatística. "Estamos sempre buscando aprimorar nossas ações para melhor atender a população", reforçou.

O resultado desse trabalho é visível: no primeiro bimestre de 2025, o Amazonas manteve 100% das metas do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, com a PMAM desempenhando papel essencial nesse êxito.

Educação e saúde como pilares

A Polícia Militar também vem investindo na educação com seus Colégios Militares (CMPMs), que participam de competições educacionais em níveis nacional e internacional. Atualmente, são nove unidades de ensino, sendo oito em Manaus e uma em Manacapuru. Mais de 2,5 mil novos alunos receberam a boina escolar nesta semana, após concluírem a tradicional "Semana Zero".

Na área da saúde, a PMAM fortaleceu sua estrutura com a incorporação de 21 novos oficiais de saúde e a inauguração da Policlínica da Polícia Militar em Manaus, que conta com 54 salas equipadas para diversos atendimentos médicos e laboratoriais, beneficiando milhares de policiais e seus dependentes.

Programas sociais que transformam vidas

Além das ações ostensivas, a PMAM investe em programas sociais que impactam diretamente a vida de crianças, jovens e idosos. Projetos como o Formando Cidadão, Escola Segura, Pesac (Aluno Cidadão) e o Proerd ajudam na formação cidadã e na prevenção ao uso de drogas.

A corporação também oferece iniciativas de saúde e inclusão para a terceira idade, como o Longevidade Ativa e Anos Dourados, além dos reconhecidos programas de Equoterapia e Cinoterapia, que utilizam cavalos e cães como instrumentos terapêuticos.


Aos 188 anos, a Polícia Militar do Amazonas segue honrando seu lema de servir e proteger, evoluindo com a sociedade e reafirmando seu papel indispensável na construção de um estado mais seguro e justo para todos.

Karol Santos - Portal SGC


Mais lidas de Amazonas
Últimas notícias de Amazonas