DIVULGAÇÃO / SES-AM
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), promove, entre quarta-feira (09/04) e sexta-feira (11/04), uma programação especial para marcar a 1ª Semana Nacional da Saúde. As ações acontecem na sede da secretaria e em diversas unidades de saúde nas zonas sul e norte de Manaus.
A iniciativa integra a celebração do Dia Mundial da Saúde (7 de abril) e conta com o apoio do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus), que busca fortalecer a colaboração entre os Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, com a participação de entidades públicas e privadas da área da saúde.
Durante a abertura oficial do evento, realizada no TJAM nesta segunda-feira (07/04), a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, destacou o papel estratégico do Fonajus.
"Fazer saúde no Amazonas é desafiador. Quando reunimos diferentes perspectivas em prol do sistema de saúde, quem ganha é a população", afirmou.
Atividades gratuitas
Voltada para pacientes e profissionais da saúde, a programação inclui palestras sobre alimentação saudável, saúde mental e práticas integrativas, como aromaterapia e reflexologia. As atividades ocorrerão das 8h às 12h e das 14h às 17h, de forma gratuita e aberta ao público.
Na quarta-feira (09/04), a programação será realizada no Caic Alexandre Montoril (Petrópolis), na Policlínica Codajás, no Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Sul (Cachoeirinha) e no SPA Zona Sul (Colônia Oliveira Machado).
Já na sexta-feira (11/04), as atividades chegam ao Caimi André Araújo (Nova Cidade), ao Hospital Francisca Mendes, à Maternidade Dona Nazira Daou (Cidade Nova 2), à Policlínica João dos Santos Braga, ao SPA Eliameme Rodrigues Mady e à Maternidade Azilda da Silva Marreiro (Nova Cidade).
Sobre a Semana Nacional da Saúde
A Semana Nacional da Saúde foi criada pelo CNJ por meio da Resolução nº 576/2024, com o objetivo de promover a saúde e a educação em saúde, especialmente para grupos em situação de vulnerabilidade social.
Karol Santos - Portal SGC