1º Meeting de COMEX do Amazonas
Foto: Paulo Henrique
Manaus sediou nesta quinta-feira (10) o 1º Meeting de COMEX do Amazonas - Impulsionando a Indústria e o Comércio Internacional, um evento que reuniu empresários, especialistas, gestores e autoridades para debater estratégias e soluções inovadoras para o setor de comércio exterior e logística da região Norte.
Organizado pela SEA LOGISTICS, o encontro aconteceu no Novotel e contou com uma programação voltada para a troca de experiências, networking e o fortalecimento da competitividade das empresas locais.
Foco na inovação e na solução de desafios regionais
Segundo Igor Teles, CEO da SEA LOGISTICS, a proposta do evento é criar um ambiente propício para o desenvolvimento de soluções que atendam às necessidades específicas do Amazonas.
"É um evento onde a gente reúne a indústria, o varejo e autoridades locais para discutir temas logísticos que possam beneficiar a região Norte do Brasil. Sabemos dos desafios, principalmente no segundo semestre, com a seca dos rios, e estamos aqui para promover essa discussão e buscar soluções", explicou.
O evento também serviu para identificar demandas específicas do comércio e da indústria local, visando desenvolver produtos e serviços personalizados, com a expertise de atuação da empresa em mais de 150 países.
Programação diversificada
A abertura foi feita por Lúcio Flávio Morais de Oliveira, presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), que apresentou um panorama sobre o cenário industrial da região.
Em seguida, Augusto César Barreto Rocha, coordenador da comissão de logística do CIEAM, falou sobre os desafios enfrentados pela logística industrial em Manaus.
Outro destaque foi a palestra de Luiz Frederico Aguiar, superintendente executivo da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), que abordou a integração regional e o impacto do comércio exterior no desenvolvimento econômico do Amazonas.
Rubem Valente, doutor em Direito Patrimonial e diretor jurídico da SEA LOGISTICS, também participou, discutindo a responsabilidade civil no comércio exterior e questões jurídicas relacionadas a atrasos logísticos e cobranças indevidas.
Encerrando o ciclo de palestras, Igor Teles apresentou soluções ágeis e customizadas desenvolvidas pela SEA LOGISTICS para otimizar os processos logísticos e comerciais.
Integração entre indústria, comércio e logística
Entre os participantes, representantes de diferentes setores reforçaram a importância da iniciativa. Pietro Aires, coordenador comercial do terminal de cargas do Aeroporto de Manaus, destacou o papel do evento no fortalecimento das conexões logísticas.
"É uma honra poder participar. Estar em eventos como esse é importante para conectar com as pessoas, saber das novidades e contribuir, se possível, com nossas experiências", afirmou.
Um marco para o comércio exterior na região Norte
O 1º Meeting de COMEX do Amazonas é considerado um marco para o setor na região, promovendo debates estratégicos e consolidando parcerias entre indústria, comércio, transporte e órgãos governamentais. A expectativa é que os resultados das discussões contribuam diretamente para o crescimento e a inovação das empresas do Amazonas.
Karol Santos - Portal SGC