Amazonas

Governo do Amazonas impulsiona cafeicultura com entrega de 60 mil mudas a produtores rurais

Iniciativa da Sepror já beneficiou 2.200 agricultores em 22 municípios desde 2022 e prepara novas ações em 2025


Imagem de Capa

Divulgação / Sepror

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (14/04), data em que se celebra o Dia Mundial do Café, o Governo do Amazonas destacou os avanços no setor cafeeiro no estado, com foco nas ações da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), que desde 2022 vem entregando mudas de café, assistência técnica e apoio à comercialização a produtores rurais.

A aposta na cultura do café vem ganhando força. Um exemplo é a produtora Juliane Monteiro, do município de São Sebastião do Uatumã, que plantou cerca de mil pés de café em meio hectare com as mudas fornecidas pelo programa.

"Hoje estou colhendo os frutos das mudas que recebi em 2022. Antes, trabalhava com mandioca. Investir no café foi uma excelente decisão, os preços estão ótimos e o setor só cresce", afirma Juliane.

Ela é uma das 2.200 produtoras e produtores beneficiados com a entrega de aproximadamente 60 mil mudas do tipo Robustas Amazônicos, distribuídas em kits de 30 mudas por agricultor. O investimento total soma R$ 370,3 mil, abrangendo 22 municípios do estado.

Segundo o secretário da Sepror, Daniel Borges, a meta é expandir ainda mais a produção em 2025, fortalecendo a cadeia produtiva do café no Amazonas e oferecendo alternativas econômicas sustentáveis para as famílias do campo. "Começamos o ano com entregas a produtoras da zona rural de Manaus, durante o evento das Patroas do Agro, e vamos avançar para outros municípios. O Amazonas tem vocação para a cafeicultura", declarou o secretário.

As ações contam com apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) e das prefeituras locais, garantindo uma rede de suporte para o pequeno produtor.

Como parte da estratégia de valorização do café regional, a Sepror também anunciou a 1ª Feira de Produtos Regionais voltados à comercialização e degustação de café, que ocorrerá na primeira semana de maio, no estacionamento do Sistema Sepror, bairro Japiim, zona sul de Manaus.

Com iniciativas como essas, o Amazonas começa a escrever um novo capítulo na agricultura familiar, tornando o café não apenas um produto de qualidade, mas também uma fonte de renda crescente e sustentável para o interior do estado.

Karol Santos - Portal SGC

Mais lidas de Amazonas
Últimas notícias de Amazonas