Breno França
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da sua Agência de Inovação (Agin), lançou o Planejamento Estratégico Integrado em Inovação. O documento reúne diretrizes para promover avanços tecnológicos, sociais e sustentáveis no estado do Amazonas ao longo da próxima década.
Com a participação de instituições como Ufam, Senac, Sebrae, Sesi e universidades privadas, o plano representa um esforço conjunto para fortalecer o ecossistema de inovação local. A proposta é que as ações partam da universidade, mas contemplem toda a sociedade.
"Esse documento não é unicamente da UEA. É da sociedade. Todo o ecossistema de inovação foi convidado a participar. Nós elaboramos em três meses, com apoio de diversos parceiros", destacou o diretor da Agin, Prof. Dr. Antônio Mesquita.
Ações estratégicas com foco em tecnologia e impacto social
O reitor da UEA, professor André Zogahib, reforça que o planejamento é uma ferramenta para posicionar a universidade em cenários nacionais e internacionais de inovação, além de contribuir diretamente para o desenvolvimento econômico do estado.
"A universidade pode contribuir para o avanço da economia e para as políticas públicas sociais. Estamos trabalhando no desenvolvimento de produtos e serviços que atendam empresas e a sociedade", afirmou Zogahib.
A expectativa é que o planejamento incentive a criação de startups, promova parcerias com o setor produtivo e estimule a captação de recursos, inclusive além das leis tradicionais de incentivo, como a Lei de Informática.
Infraestrutura e conectividade como desafios
Durante o lançamento do plano, também foi destacada a necessidade de melhorias na infraestrutura de transporte, especialmente no que diz respeito à BR-319, importante ligação entre o Amazonas e o restante do país.
"Essa é uma questão de sobrevivência econômica do nosso estado. Não podemos ficar reféns do isolamento. Melhorar o acesso é essencial para o desenvolvimento e para a própria fiscalização ambiental", enfatizou o reitor.
Um projeto para o futuro do Amazonas
O Planejamento Estratégico Integrado em Inovação representa um marco para a UEA e para o estado, ao propor soluções práticas baseadas em ciência e tecnologia. A proposta da universidade é que o plano seja continuamente aprimorado com a participação de diversos atores sociais e institucionais.
Karol Santos - Portal SGC