Divulgação
A capital amazonense será palco de uma importante discussão sobre mudanças climáticas e o protagonismo da Amazônia no cenário global. Neste sábado, 26 de abril, a partir das 9h30, o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Henrique dos Santos Pereira, participa da Roda de Conversa promovida pela Editora Valer, no salão de eventos da Valer, localizado no Centro Histórico de Manaus.
Com o tema "O que está em jogo e o que a sociedade global pode esperar da COP30, liderada pelo Brasil e realizada na Amazônia?", o encontro tem entrada gratuita e integra uma série de diálogos que antecedem a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, prevista para ocorrer na região amazônica.
A idealizadora do projeto e coordenadora editorial da Valer, professora doutora Neiza Teixeira, destacou a relevância da presença de Henrique Pereira no evento. "É uma grande conquista para o nosso projeto contar com um especialista como o Dr. Henrique, que traz uma bagagem sólida nas áreas de gestão ambiental, comunidades tradicionais e uso sustentável dos recursos naturais. Ele é uma das vozes mais qualificadas para discutir os desafios e oportunidades que a COP30 representa para a Amazônia", afirmou.
Henrique Pereira é natural de Manaus, agrônomo de formação, com mestrado em Ecologia pelo Inpa e doutorado na área pela Pennsylvania State University. Atualmente, é professor titular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e diretor do Inpa para o período de 2023 a 2027. Entre outras experiências, foi superintendente do Ibama no Amazonas e atuou como assessor especial de Relações Internacionais da Ufam.
Além de pesquisador, Pereira também integra programas de pós-graduação e organizações científicas, como a Academia Brasileira de Ciência Agronômica e o Instituto Acariquara.
A Roda de Conversa tem como proposta fomentar o diálogo entre especialistas, estudantes e o público em geral sobre temas de interesse coletivo. O evento já contou com a presença de nomes como os professores Theo Fellows, Violeta Loureiro e a pesquisadora Noemia Kazue.
A participação é livre, sem necessidade de inscrição prévia.
Karol Santos - Portal SGC