Divulgação
Em palestra realizada nesta terça-feira (22/04) na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o líder indígena Davi Kopenawa fez um apelo direto ao governo federal, cobrando a execução dos recursos prometidos para o povo Yanomami. Segundo ele, mesmo com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à causa indígena, pouco foi feito desde 2023.
"Lula apoiou a nós. Lula tem o dinheiro, acho que R$ 33 milhões. Já está com 9 ou 10 meses... Cadê a escola? O pessoal não está trabalhando. O que falta mais?", questionou Kopenawa diante de um público composto por estudantes, professores e representantes de movimentos sociais.
Durante a fala, ele reforçou a necessidade urgente de investimentos em infraestrutura básica nas comunidades Yanomami, como escolas e moradias, e criticou a demora na aplicação dos recursos já anunciados. "Todos sabem que já tem dinheiro, só faltam os trabalhadores que sabem fazer a casa, a escola, a nossa comunidade. Estamos esperando. Chega de ficar enganando. O dinheiro é nosso", afirmou.
Reconhecido internacionalmente por sua luta em defesa dos direitos dos povos indígenas e da floresta, Davi Kopenawa também ressaltou a importância da união entre os povos da Amazônia para exigir ações concretas e imediatas do Estado.
Karol Santos - Portal SGC