Alex Pazuello/Secom
O 58º Festival de Parintins ainda vai acontecer nos dias 27, 28 e 29 de junho, na Ilha Tupinambarana, mas o reflexo da festa já é sentido em Manaus. A movimentação no comércio da capital amazonense ganhou força nas últimas semanas, impulsionada pela expectativa do evento folclórico mais importante do estado.
Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o festival tem recebido uma série de investimentos que contribuem diretamente para o crescimento da festa e geram impactos positivos na economia local.
No Centro da cidade, o empresário Igor Rodrigues, de 23 anos, dono de uma loja colaborativa que abriga marcas regionais, comemora o aumento nas vendas de produtos ligados ao boi-bumbá. "Tem gerado um impacto muito grande, financeiramente e em visibilidade. Esse trabalho gera emprego, renda, impacto social e sustentável", afirma.
Entre as marcas que fazem parte da loja está a de Juliana Landim e Maysa Fagundes, ambas com 29 anos. Elas apostam em camisetas, ecobags e lenços com temáticas do Caprichoso e Garantido. A ideia surgiu em 2022, junto com a retomada do festival.
"A nossa marca já trazia a simbologia do Norte. E por que não do maior festival folclórico a céu aberto do mundo? Deu certo", conta Juliana. Maysa reforça que o crescimento do festival tem trazido também mais oportunidades para os empreendedores. "O boi-bumbá é o nosso carro-chefe. A gente cresce junto com ele."
Investimentos e impacto econômico
Entre 2022 e 2024, o Festival de Parintins atraiu mais de 340 mil turistas e movimentou cerca de R$ 438 milhões. Parte desse sucesso é resultado dos investimentos públicos em diversas frentes.
Na área ambiental, o projeto "Recicla Galera", parceria entre o Governo do Amazonas e o Sistema Coca-Cola Brasil, já destinou corretamente mais de 17 toneladas de resíduos recicláveis, desde 2019, gerando renda para catadores.
A qualificação profissional também é prioridade. O projeto "Workshop Bem Receber" já capacitou centenas de prestadores de serviços turísticos, enquanto os tricicleiros, ícones do transporte local, receberam reformas em 200 triciclos, kits e uniformes personalizados.
Para valorizar ainda mais os artistas locais, o Governo criou a "Galeria Parintins Cidade Aberta", que espalha mais de 20 murais pela cidade. Um dos destaques é a nova fachada do Bumbódromo, assinada pelo artista Pito Silva, com a obra "Patrimônio em Festa".
O Festival de Parintins não é apenas uma celebração cultural. É também um motor econômico, social e sustentável que começa a girar bem antes dos bois entrarem em cena.
Karol Santos - Portal SGC