Thelson Souza/Manauscult
A temporada de cruzeiros 2024/2025 foi oficialmente encerrada nesta segunda-feira, 5/5, com a chegada do navio alemão Hanseatic Nature ao porto de Manaus. A embarcação trouxe à capital amazonense 375 visitantes, entre passageiros e tripulantes, consolidando a cidade como um dos principais destinos fluviais do Brasil.
Durante sua estadia, o navio injetou cerca de R$ 8 milhões na economia local. O valor é resultado dos gastos dos turistas em setores como hotelaria, gastronomia, transporte, artesanato, passeios turísticos e visitas culturais. A previsão é que o navio deixe Manaus nesta terça-feira, 6/5.
"A chegada de cruzeiros como o Hanseatic Nature reafirma o potencial turístico da nossa capital e mostra que estamos no caminho certo ao investir na valorização dos nossos atrativos naturais e culturais", afirmou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Jender Lobato.
Os visitantes puderam conhecer alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como o Teatro Amazonas, o Encontro das Águas, o mercado municipal Adolpho Lisboa, além do centro histórico. Um dos destaques da visita foi o Museu da Cidade de Manaus, localizado no Paço da Liberdade, que encantou os estrangeiros com suas exposições interativas e o rico acervo cultural.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult, destacou que já há escalas previstas para a próxima temporada 2025/2026 e segue trabalhando para consolidar Manaus como um ponto estratégico nos roteiros de cruzeiros internacionais, aliando turismo sustentável ao desenvolvimento econômico e social da capital.
Karol Santos - Portal SGC