Amazonas

COP30: Missão técnica da ONU avança com estrutura da conferência e prepara seleção de 1.300 voluntários

Workshops definem cronograma de entregas, estrutura da Blue Zone e marcos logísticos para o maior evento climático do planeta


Imagem de Capa

Agência Pará

PUBLICIDADE

Belém se prepara para ser palco da história. Entre os dias 7 e 9 de maio, a capital paraense recebeu a segunda missão técnica da UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), que veio ao Brasil para avançar os preparativos da COP30, conferência climática marcada para acontecer de 10 a 21 de novembro de 2025.

A missão, conduzida em parceria com o Governo Federal e o Governo do Pará, teve como foco principal a definição da estrutura da Blue Zone, espaço oficial onde ocorrem as negociações diplomáticas entre países, além da consolidação do cronograma de entregas de infraestrutura e da elaboração do programa de voluntariado, que envolverá mais de 1.300 pessoas.

Durante três dias de workshops, foram debatidos temas como o design e a operação da Cúpula de Líderes, os arranjos de mobilidade e transportes para os dias do evento, além da apresentação técnica da proposta final da Venue (espaço-sede). A equipe da UNFCCC também realizou uma visita estratégica ao Parque da Cidade, ponto considerado fundamental para avaliação das estruturas locais.

Participaram da missão, pela UNFCCC, o diretor de Assuntos da Conferência, Wasim Ullah Mir, e os especialistas Khalid Magzoub, Carmen Gonzalez de la Aleja, Bernardo Buechner Regazzoni e o consultor Dimitri Maryczuk. O Brasil foi representado pelo secretário Extraordinário para a COP30, Valter Correia, e pelos diretores de Infraestrutura, Comunicação Estratégica e Relações Institucionais da SECOP. O Governo do Pará marcou presença com representantes da Secretaria de Cultura e do Comitê Estadual da COP30.

"Seguimos avançando nesta segunda missão técnica de infraestrutura, com a nossa equipe ao lado da equipe do UNFCCC com foco nas estruturas físicas que estão sendo desenvolvidas para a COP30 em Belém. A parceria e o trabalho conjunto têm se fortalecido a cada dia, reforçando nosso compromisso com a realização de uma conferência histórica e bem-sucedida", afirmou Valter Correia.

A missão reforçou também o compromisso com a valorização da identidade amazônica na construção dos espaços e soluções logísticas. "A presença da equipe técnica da UNFCCC em Belém reforça o comprometimento conjunto em garantir que a COP30 seja um marco na história das conferências climáticas. Estamos construindo juntos cada detalhe que reflita a riqueza cultural e ambiental da Amazônia", destacou Bruno Chagas, secretário adjunto de Estado de Cultura do Pará.

Um dos destaques da programação foi o avanço na estruturação do programa de voluntariado da conferência. A proposta prevê a seleção de mais de 1.300 voluntários qualificados para atuar nos diversos pontos do evento, com matriz de responsabilidade já definida, além das etapas de recrutamento, seleção e capacitação.

Com a conclusão dessa segunda missão técnica, o Brasil dá mais um passo decisivo na organização da COP30, reafirmando seu protagonismo nas negociações globais sobre clima e sustentabilidade, e consolidando Belém como epicentro da luta climática internacional.

Karol Santos - Portal SGC


Mais lidas de Amazonas
Últimas notícias de Amazonas