Foto: Paulo Henrique
Manaus deu início, nesta quarta-feira (7), à programação do movimento Maio Amarelo 2025, campanha nacional que visa chamar atenção para a importância da educação e segurança no trânsito. O evento de abertura ocorreu no parque Gigantes da Floresta, entre as zonas Norte e Leste da capital, e contou com a presença do vice-prefeito Renato Junior, que representou o prefeito David Almeida, além de órgãos e entidades parceiras.
Com o tema "Desacelere. Seu bem maior é a vida!", a campanha deste ano acontece em um momento delicado para a capital, que ainda se recupera do choque da trágica morte de Emanuel Costa Fernandes, de 26 anos, atropelado por um motorista embriagado durante uma corrida na Ponta Negra. A fatalidade reforçou o alerta sobre os perigos do trânsito e a urgência de ações efetivas de conscientização.
Durante todo o mês de maio, mais de 30 ações educativas serão realizadas em diversos pontos da cidade. A programação inclui palestras em escolas e empresas, oficinas de bicicleta, visitas às garagens de empresas de ônibus, atividades lúdicas com estudantes, entre outras iniciativas voltadas a pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.
"Estamos aqui com medidas educativas, cumprindo a determinação do prefeito David, para que a gente possa mudar a próxima geração, nas escolas, com os servidores indo de forma lúdica e educativa, para que ela venha a ser jovem adulta consciente do trânsito, consciente das regras e das leis da cidade", afirmou o vice-prefeito Renato Junior.
Além da parte educativa, Renato destacou investimentos em infraestrutura de segurança viária, como novos semáforos, faixas de pedestres e radares eletrônicos. "Os radares são apenas para você reduzir a 60 por hora. Quem ultrapassa isso está colocando em risco a vida de pessoas inocentes. E, nesse caso, as leis precisam ser firmes", completou.
Entre os destaques da abertura, foi lançado o Concurso Cultural "O trânsito que eu quero", que convida a população a enviar desenhos, poemas ou fotografias com mensagens sobre segurança viária. Os vencedores terão seus trabalhos divulgados nos terminais, redes sociais e televisões dos ônibus do transporte coletivo.
A campanha também ofereceu serviços práticos à população. Moradora do bairro Novo Aleixo, a radiologista Márcia de Souza aprovou a presença do IMMU no local.
"A área do Novo Aleixo quase não tinha projetos. A gente que trabalha não tem tempo de ir até o Sinetran. Essa ação está sendo ótima porque conseguimos resolver tudo perto de casa, tirar a carteirinha, o Passa Fácil… Está sendo muito bom pra quem precisa e não consegue ir ao centro."
O presidente do Sinetram, César Tadeu, também aproveitou para lembrar o papel da prefeitura no custeio das passagens para estudantes, idosos e pessoas com deficiência. Segundo ele, o governo do Estado é parceiro neste esforço, sobretudo no transporte de alunos da rede pública estadual.
"O Estado sempre custeou a passagem do estudante das escolas estaduais. O último convênio terminou em 31 de dezembro, mas estamos em tratativas e confiamos que isso será resolvido ainda este mês, para que os estudantes não percam esse direito."
A campanha segue até 30 de maio, com um evento de encerramento no Sest/Senat que reunirá os resultados das ações realizadas, entregará os prêmios do concurso e homenageará os colaboradores do sistema de transporte coletivo que mais se destacaram.
Karol Santos - Portal SGC