Amazonas

Wilson Lima reforça compromisso com a cidadania na abertura da Semana Nacional do Registro Civil em Manaus

Mutirão coordenado pelo TJAM segue até o dia 16 de maio no Vasco Vasques, com emissão de documentos, serviços de saúde e atendimento a populações


Imagem de Capa

Divulgação

PUBLICIDADE

O governador do Amazonas, Wilson Lima, participou nesta segunda-feira (13/05) da abertura da terceira edição da Semana Nacional do Registro Civil - Registre-se!, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus. A ação é coordenada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e segue até quinta-feira (16), reunindo mais de 15 instituições para garantir o acesso gratuito a serviços essenciais de cidadania.

Durante a solenidade, Wilson Lima destacou o papel do mutirão na promoção da dignidade e inclusão social, com apoio do Governo do Estado por meio de diversas secretarias e órgãos parceiros.

"Não é um mutirão só de documentos, mas acima de tudo, de dignidade. Ter uma carteira de identidade, um CPF, uma certidão de nascimento é o primeiro passo para acessar os serviços públicos", afirmou o governador. "Além disso, mobilizamos nossas estruturas como a Carreta da Saúde, a Sejusc, a Fundação de Vigilância em Saúde e outras para dar todo suporte necessário", completou.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), por meio do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo, deve emitir mil Carteiras de Identidade Nacional (CIN) durante o evento. Já a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realiza a emissão de certidões de nascimento e CPF.

Além dos serviços de documentação, a ação também contempla atendimentos na área da saúde. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) disponibilizou uma unidade da Carreta da Saúde, oferecendo exames de ultrassonografia, mamografia, emissão do Cartão Nacional de Saúde (CadSUS) e orientações sobre Telessaúde. A Fundação de Vigilância em Saúde Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) também participa com testagens rápidas para o público.

Quem aproveitou a oportunidade foi a dona de casa Maria Elizabeth Maia, de 48 anos, moradora da zona rural.

"Aqui podemos encontrar vários atendimentos. Isso pra mim é importante, porque a gente que mora na zona rural é um pouco difícil estar se locomovendo de um lado para o outro", relatou.

Além do governador, estiveram presentes na abertura o presidente do TJAM, desembargador Jomar Fernandes; o corregedor-geral de Justiça do Amazonas, José Hamilton dos Santos; o presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça; o defensor público-geral, Rafael Barbosa; o presidente do TRT-11, Jorge Álvaro Marques; e o coordenador do Registre-se, Roberto Taketomi.

Interior também será beneficiado

Além da capital, a "Semana Nacional do Registro Civil - Registre-se!" terá ações no município de Humaitá, a 590 quilômetros de Manaus. A programação na cidade acontece nos dias 15 e 16 de maio, com foco na população local e nos grupos em situação de vulnerabilidade.

Karol Santos - Portal SGC



NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Amazonas
Últimas notícias de Amazonas