Amazonas

Supermercado é autuado pela Visa Manaus após denúncias de irregularidades sanitárias

Fiscais encontraram baratas, carnes descongeladas e produtos suspeitos de estarem impróprios para o consumo em estabelecimento da zona Centro-Sul


Imagem de Capa

Divulgação

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), fiscalizou e autuou, no último domingo (11/5), um supermercado localizado na zona Centro-Sul da capital, após denúncias feitas pela população nas redes sociais sobre supostas irregularidades sanitárias no local.

Imagens gravadas por clientes mostravam a presença de um roedor no setor de carnes do estabelecimento. A denúncia mobilizou rapidamente a equipe da Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali), que realizou uma inspeção minuciosa nas dependências do supermercado.

"Em uma resposta urgente a essas denúncias, a Visa mobilizou uma equipe para verificar as condições sanitárias do local", afirmou o diretor da Visa Manaus, Isaac Tayah.

Durante a ação, os fiscais inspecionaram o açougue, a peixaria e as câmaras frigoríficas. Entre as irregularidades encontradas estavam presença de baratas, indicando controle ineficaz de pragas, carnes bovinas em processo de descongelamento indevido e produtos suspeitos de estarem estragados.

Essas carnes foram imediatamente apreendidas e encaminhadas para análise no Laboratório de Vigilância Dr. Edivar dos Santos Fernandes, responsável por atestar a qualidade dos alimentos comercializados na cidade.

Segundo o gerente de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus, Ricardo Celestino, apesar de o estabelecimento ter alegado intensificação no controle de pragas e descarte dos produtos contaminados após os vídeos ganharem repercussão, novas falhas foram confirmadas durante a fiscalização.

"Foi constatado que o controle de pragas ainda não é eficaz, o que, junto com as demais irregularidades, levou à autuação do local", explicou Celestino.

Como resultado, o supermercado responderá a um Processo Administrativo Sanitário (PAS), que pode acarretar multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM) — o que representa valores entre R$ 145,37 e R$ 58.148, conforme a gravidade da infração, sem prejuízo de outras sanções previstas em lei.

Denúncias

A população pode contribuir com a fiscalização sanitária da cidade denunciando irregularidades em produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus:

Karol Santos - Portal SGC


Mais lidas de Amazonas
Últimas notícias de Amazonas