Divulgação
A Eucatur Urbano efetivou um grupo de jovens que agora integra a equipe de manutenção e elétrica da empresa, em Manaus. Eles começaram como aprendizes e, após passarem por treinamentos e vivência prática na oficina, conquistaram o primeiro emprego com carteira assinada, a ação faz parte de um projeto voltado à formação profissional de jovens em áreas técnicas, como mecânica e elétrica de veículos pesados. Logo nas primeiras semanas, os participantes receberam capacitação com foco em normas de segurança, programa 5S e conceitos de ESG (Ambiental, Social e Governança).
"Comecei na manutenção dos articulados, depois fui pra elétrica. Aprendi bastante coisa nesse tempo. Estou muito feliz por ter sido efetivado e fazer parte da Eucatur, ainda mais nessa grande história de 62 anos", contou Dieyson Henrique, um dos jovens contratados.
A formação prática aconteceu dentro da estrutura da própria empresa, sob acompanhamento de profissionais experientes. Para muitos, essa é a realização de um sonho: o primeiro emprego formal.
"Quando fui contratado, eu senti uma felicidade enorme. A Eucatur abriu uma porta de emprego pra mim. Escolhi a área da manutenção porque é envolvente, e a gente aprende a cada dia. Os colaboradores ajudam muito", disse Gabriel Queiroz um dos jovens efetivados
O encarregado de manutenção da Eucatur, Raimundo, acompanhou de perto o desenvolvimento da turma e destacou o papel da empresa na transformação dessas histórias.
"É muito gratificante acompanhar eles desde os primeiros passos na manutenção. É um novo mundo pra esses jovens. Eu fui uma das pessoas que escolheu a dedo os que foram contratados. Hoje, eles já são auxiliares mecânicos. Espero que sirvam de exemplo para outros que ainda estão no programa", afirmou.
Para André Lucas, que também foi efetivado, a oportunidade mudou sua trajetória. "Comecei como aprendiz e agora fui efetivado como auxiliar. Essa empresa realmente dá oportunidade, e eu sou prova disso", declarou.
A Eucatur Urbano reforça que investir na juventude é contribuir diretamente para o futuro do transporte coletivo com mais qualificação profissional, inclusão e responsabilidade social.
Talissia Maressa - Portal SGC