Divulgação
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), em uma ação de pronta-resposta à sociedade, prendeu, na tarde de segunda-feira (30/06), um homem, de 23 anos, suspeito de assassinar a tiros um pai e seu filho, uma criança de apenas 2 anos de idade. O crime ocorreu no último dia 22 de junho, na comunidade Valparaíso, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus, a prisão aconteceu durante uma operação conjunta realizada pela 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e 8ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). A ação foi deflagrada na comunidade Vila Xiborema, no município de Iranduba (a 27 quilômetros da capital).
Durante coletiva de imprensa, o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel PM Klinger Paiva, destacou o esforço e a eficiência da ação integrada.
"A Polícia Militar, diante da comoção que este crime causou, especialmente por envolver uma criança de apenas dois anos, deu uma pronta- resposta à sociedade com uma operação rápida e integrada. Nossas equipes enfrentaram um grau elevado de dificuldade para chegar até o suspeito, mas conseguiram localizá-lo e efetuar a prisão, retirando-o de circulação", afirmou o coronel.
Segundo o comandante da 30ª Cicom, major Aldivan Rodrigues, a operação foi montada após a equipe receber uma denúncia, via linha-direta, informando a localização do suspeito.
"Após a informação, organizamos a operação junto com as demais equipes da PM e seguimos para o local. O acesso era difícil, pois as embarcações disponíveis eram pequenas e a correnteza forte, mas isso não impediu o empenho dos policiais. Ao chegarmos na residência do sogro do suspeito, ele foi localizado e preso sem oferecer resistência", relatou o major Aldivan
Durante a abordagem, o suspeito confessou a autoria do crime e revelou a motivação: teria visto a vítima fazer um gesto de facção rival à qual ele pertencia, no local onde seu comparsa teria sido morto, o que o enfureceu. Ele relatou ter pedido emprestada a motocicleta de um amigo, se dirigido até a vítima, que estava em uma motocicleta com o filho e a esposa, efetuado os disparos e fugido em seguida.
A motocicleta usada na fuga, modelo Honda de placa TGA6B83, foi localizada abandonada na rua Chico Mendes, na comunidade Valparaíso. O proprietário da moto informou à polícia que teria emprestado o veículo sem saber que seria utilizado para o crime.
A delegada Deborah Barreiros, adjunta da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), reforçou a importância da participação da população nas investigações.
"A Delegacia de Homicídios agradece à sociedade pelas denúncias recebidas após a divulgação do crime. Isso possibilitou o avanço das investigações. O suspeito já é investigado em outros inquéritos relacionados a homicídios e, com a prisão, conseguimos confirmar seu envolvimento em casos anteriores", destacou a delegada.
O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel PM Vinícius Almeida, ressaltou que a pronta-resposta da prisão e a redução dos índices criminais no estado mostram o compromisso que os órgãos do Sistema de Segurança Pública têm com a sociedade amazonense.
"As equipes estão de parabéns pela agilidade e competência em solucionar esse crime bárbaro. Ressalto que o trabalho integrado das Forças de Segurança tem sido contínuo e os números demonstram isso: tivemos uma redução significativa nos índices de homicídios em relação ao ano passado. Isso é fruto do trabalho incansável da Polícia Militar, da Polícia Civil e do apoio da sociedade", concluiu o secretário, agradecendo ainda à imprensa pela colaboração na divulgação do caso.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população a informar atividades criminosas por meio do disque-denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.
Portal SGC