Amazonas

Coreia do Norte reforça aliança com Moscou e promete apoio incondicional à Rússia na guerra contra a Ucrânia

Kim Jong Un diz que país está pronto para apoiar todas as decisões do Kremlin e envia soldados à linha de frente


Imagem de Capa

Divulgação

PUBLICIDADE

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, declarou apoio total à Rússia na guerra contra a Ucrânia. A afirmação foi feita durante um encontro com o chanceler russo, Serguei Lavrov, realizado no sábado (12), na cidade de Wonsan, e divulgada neste domingo (13) pela agência estatal norte-coreana KCNA.

Segundo Kim, a Coreia do Norte está "pronta para apoiar e incentivar de forma incondicional todas as medidas adotadas pela liderança russa para lidar com a raiz da crise ucraniana". O norte-coreano também disse estar convencido de que a Rússia sairá vitoriosa no conflito.

A visita de Lavrov marca mais um capítulo no fortalecimento da aliança entre os dois países. Nos últimos anos, Moscou e Pyongyang intensificaram a cooperação militar e assinaram, em 2024, um acordo de defesa mútua durante visita do presidente russo, Vladimir Putin, à Coreia do Norte.

De acordo com autoridades russas, Pyongyang tem fornecido armamentos e enviado soldados para apoiar o exército russo, especialmente na região de Kursk, alvo de incursões ucranianas em agosto do ano passado. Em abril, Moscou reconheceu oficialmente a participação de tropas norte-coreanas na expulsão de forças ucranianas da região.

Durante a visita, Lavrov agradeceu o apoio dos "heroicos soldados norte-coreanos" e afirmou que o presidente Putin pretende manter os contatos com o regime norte-coreano em um futuro próximo. Questionado sobre a possibilidade de envio de tropas norte-coreanas para outras frentes de combate, o chanceler respondeu que essa é uma decisão exclusiva de Pyongyang.

A viagem de Lavrov acontece cerca de um mês e meio após a ida a Pyongyang do secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Serguei Shoigu, e reforça a aproximação entre os dois países em meio ao isolamento internacional enfrentado por ambos.

Karol Santos - Portal SGC

Mais lidas de Amazonas
Últimas notícias de Amazonas