Amazonas

Turismo: Centro Histórico de Manaus recebe 2ª etapa do ‘Vivências Amazônicas’ com foco em turismo comunitário

A iniciativa faz parte do programa de Capacitação em Turismo de Base Comunitária


Imagem de Capa

Divulgação

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), está com inscrições abertas para a segunda etapa do projeto "Vivências Amazônicas", voltado à capacitação e qualificação de comunidades com vocação para o turismo. A nova fase do programa acontece de 4 a 22 de agosto, no centro histórico da cidade, com atividades no auditório do mirante Lúcia Almeida, sempre das 18h às 21h.

A iniciativa faz parte do programa de Capacitação em Turismo de Base Comunitária que, ao todo, contempla três comunidades, totalizando 270 horas de formação e beneficiando quase 300 pessoas. A terceira e última etapa ocorrerá na comunidade do Livramento, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, entre os dias 1º e 19 de setembro.

Voltado a moradores de áreas com potencial turístico, o projeto oferece três cursos gratuitos: "Desenvolvimento e Capacitação do Ecossistema do Turismo Local", "Empreendendo no Turismo" e "Inclusão Digital e Marketing Pessoal".

O conteúdo programático inclui temas como mercado do turismo na Amazônia, ética na comunicação, ecoturismo, boas práticas no atendimento ao turista, marketing pessoal e estratégias para redes sociais.

A etapa realizada no centro histórico tem como um dos principais objetivos contribuir para o fortalecimento do profissionalismo na área do turismo e valorizar ainda mais a importância do patrimônio histórico-cultural da cidade. A capacitação busca formar agentes locais capazes de atuar com qualidade e responsabilidade no acolhimento de visitantes, promovendo experiências autênticas e sustentáveis na região.

Segundo o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, o programa é um passo importante para consolidar o turismo de base comunitária como uma alternativa sustentável de geração de renda.

"Nosso objetivo é fazer com que a própria comunidade seja protagonista na valorização do seu território. A capacitação é o primeiro passo para transformar o potencial turístico local em oportunidade real de desenvolvimento social e econômico", afirmou Lobato.

As inscrições são realizadas por meio do link: https://linktr.ee/instnacer

O projeto "Vivências Amazônicas" integra as ações da Prefeitura de Manaus voltadas ao fortalecimento da cultura e do turismo como vetores de inclusão e desenvolvimento nas comunidades tradicionais e urbanas da cidade.

Mais lidas de Amazonas
Últimas notícias de Amazonas