Breno França
Começou hoje, 25 de agosto, o 1º Congresso Amazônico de Direito à Educação e Políticas Públicas, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), por meio da Comissão de Educação e Políticas Públicas. O evento acontece no Auditório Vasco Vasques, das 9h às 19h, e reúne especialistas nacionais e regionais do Direito, da Educação e da gestão pública para debater temas atuais e urgentes, como o controle externo e social da educação, os desafios jurídicos da judicialização, o impacto do ICMS educacional nos municípios e o papel da Inteligência Artificial no futuro das universidades e da educação básica.
Para o presidente da OAB-AM, Jean Cleuter, o congresso representa um marco:
A OAB sempre busca trabalhar junto às instituições para avançar na educação e melhorar o futuro de crianças e adolescentes. Este congresso é um marco histórico para a Seccional Amazonas, reunindo instituições e especialistas para discutir os caminhos da educação no nosso estado. Quero parabenizar toda a equipe, especialmente a Silvana, que foi a grande gestora deste projeto. É um evento que vai deixar um legado importante para a sociedade."
A Vice-Presidente da Comissão Roseane Flores destacou a importância do debate sobre novas tecnologias na educação:
"A nossa discussão nesse congresso é justamente isso: trazer a inteligência artificial de forma eficiente, sem entregar tudo para a IA. Ela pode ajudar, mas é preciso que estudantes e profissionais saibam utilizá-la para alcançar bons resultados na educação básica e superior", disse Roseane Flores .
O congresso seguirá amanhã, 26 de agosto, mantendo debates e palestras que prometem contribuir com reflexões e propostas para o fortalecimento das políticas públicas educacionais na Amazônia.
Talissia Maressa - Portal SGC